“Do Leme ao Pontal” ganhou uma extensão: agora virou agora “do Pão de Açúcar à Barra de Guaratiba”. Com a Transcarioca, a maior trilha de longo curso do Brasil, será possível caminhar da Zona Sul à Zona Oeste em um percurso de 180km de extensão. Falamos no blog sobre a trilha em outra notícia (para ler clique aqui). Os principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação, é claro, farão parte do trajeto. A Transcarioca será inaugurada em 11 de fevereiro.
A trilha terá 25 trechos –destes, 23 já estão devidamente sinalizados e podem ser percorridos pelos visitantes. A maior parte das caminhadas é feita dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
Além do potencial para a recreação, a Trilha Transcarioca é vista como uma poderosa ferramenta de conservação ambiental. “Além de acreditarmos que o uso público seja uma ferramenta importante de conservação das áreas protegidas, essa ligação entre elas propicia também a criação de um corredor verde de conexão de fauna e flora, trazendo uma série de benefícios para a biodiversidade e manutenção da Mata Atlântica”, afirma Horácio Ragucci, coordenador do Movimento Trilha Transcarioca, grupo composto de voluntários e adotantes dos trechos da trilha.
Na inauguração da trilha, que terá uma série de homenagens, também serão lançados pela Conservação Internacional e pela produtora Bambalaio um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial da Trilha Transcarioca.
Para mais informações, é só acessar o site da trilha aqui. Nele, é possível encontrar fotos dos atrativos, mapas para download, além de tracklogs no Google Maps.
Fotos: Rafael Duarte/Miramundos