A Cidade Maravilhosa acaba de ganhar um novo cartão-postal nos arredores do Corcovado: fachadas e muros da comunidade do Cerro Corá, no Cosme Velho, foram pintados e sofreram intervenções artísticas formando uma verdadeira galeria a céu aberto.
A iniciativa do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido (que tem a Bodytech entre seus apoiadores) na rua João Delery foi inaugurada no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, e reuniu grandes nomes da cena da arte urbana, como o Coletivo Muda, Toz, Ema, Akuma, Acme, Marcio SWK e outros.
O foco inicial do projeto, dizem os organizadores, é incentivar o desenvolvimento e a utilização do espaço público, além de estimular um maior cuidado e conservação.
“Nos inspiramos em outros casos de intervenções por meio da arte que já aconteceram aqui mesmo no Rio e em outras cidades do mundo. Pensando na premissa do Rio Eu Amo Eu Cuido de que a ambiência impacta positivamente no comportamento do cidadão, entregamos um presente para cidade nesse dia de São Sebastião, no ano em que completamos 450 anos”, ressalta Ana Lycia Gayoso, coordenadora do Movimento.
“Um ponto muito valioso neste projeto é o envolvimento que estamos criando entre artistas e moradores. Não será algo de fora para dentro, mas feito a quatro mãos. As artes pintadas serão baseadas na vida e na vontade de cada morador”, diz Airá Ocrespo, artista convidado para ser o curador da Galeria Urbana Cerro Corá.
Crédito foto: Pedro Peracio