*Por Rafael Duarte, da equipe Miramundos

A Cidade Maravilhosa foi palco, no sábado passad0 (8/11), de mais uma edição do Rocky Man, competição multidisciplinar ao ar livre que une as modalidades surfe, skate, mountain bike, corrida de montanha, stand-up paddle (SUP) e canoa polinésia.

Pela terceira vez, atletas de todo o mundo se superaram nas águas do Arpoador, nas areias de Ipanema e nas trilhas da Floresta da Tijuca num percurso épico de 125 km nesta que é considerada a maior prova multiesportiva do Brasil.

Com mais de 13 horas de competição, a equipe norte-americana Team USA, liderada pelo ícone da corrida de aventura Paul Romero, sagrou-se tricampeã do evento com a marca de 13 horas, 12 minutos e 19 sesgundos.

Em segundo lugar, o Team New Zealand, com 14 horas, 37 minutos e 18 segundos, e, em terceiro, a equipe brasileira Núcleo Aventura, que cruzou a linha de chegada aos 14 horas, 54 minutos e 59 segundos.

Apesar do bom resultado das equipes estrangeiras, os atletas nacionais também tiveram um excelente desempenho.

Destaque especial para o surfista Caio Vaz, que integra o Team USA. O carioca mostrou que sabe surfar em casa e venceu a etapa pela segunda vez seguida. Já no skate, Raul Roger (Gantuá) superou os favoritos Sandro “Mineirinho” Dias e Xaparral.

Lamentavelmente, algumas marcações da trilha de corrida foram retiradas, o que atrapalhou o início prova e forçou uma relargada. Mas isso não tirou o brilho do evento, que mostrou que o Rio tem vocação natural para o esporte ao ar livre.

Fotos: Divulgação Rocky Man

Rafael Duarte e Jaime Portas Vilaseca fazem parte do projeto de expedições Miramundos.