*Por Natália Tartuce, nutricionista consultora Bodytech

A retenção hídrica é o acúmulo de água em meio extracelular de nosso corpo. Sabe aquele inchaço que incomoda? Ou quando, no final do dia, sentimos as pernas mais pesadas, com marcas das meias ou sapatos? É isso.

Ela pode ocorrer por vários motivos. Dentre eles: sedentarismo, alimentação com muito sal ou açúcar, medicamentos, problemas cardíacos, renais, da tireóide e do fígado. E, principalmente, baixa ingestão de água.

Nosso organismo sempre tenta compensar nossas falhas e, por isso, quanto menor a quantidade de água consumida, maior a necessidade de retê-la.

Para evitar a retenção, é preciso adequar a ingestão de água. Além disso, não dá para ficar sentado o dia todo. Essa dica serve não apenas para os sedentários, mas também para as pessoas que passam muito tempo sentadas em seus trabalhos. É sempre bom levantar e andar por alguns minutos.

Uma dieta equilibrada, com a quantidade certa de fibras, vitaminas e minerais, ajudará muito a colocar o corpo em homeostase, ou seja, em equilíbrio.

Alguns alimentos considerados diuréticos podem ajudar no processo de desinchar. São eles:

Abacaxi: consumir a fruta em pedaços ou como suco ajuda na reposição de vitaminas e minerais antioxidantes, além de fibras.
Pepino: ele não pode faltar em uma receita de suco detox, por exemplo. Ele é considerado um diurético natural.
Cranberrry: muito utilizado para ajudar a evitar doenças renais e do trato urinário. É diurético e rico em proantocianidina, substância que inibe a aderência de bactérias na parede da bexiga, além de possuir vitaminas e antioxidantes.
Aspargo: rico em potássio, é considerado um diurético natural e tem poucas calorias.