Karin treina na Bodytech há 10 anos, desde quando a academia Eldorado ainda era Fórmula. Ela estava no “nascimento” da academia e acompanhou muitas mudanças, desde a criação de modalidades até inaugurações de novos espaços e transformação das equipes. Não só o tempo marca a relação da Karin com a BT, mas também as conexões, vitórias e momentos vividos ali.

O esporte sempre fez parte da sua vida. Aos cinco anos, ela teve contato com a natação, incentivada pelos pais. Foi na piscina que ela começou a desenvolver consciência corporal e passou a dedicar energia e tempo aos esportes. 

Com o passar dos anos, praticou triathlon e competiu várias meias maratonas, mas a dedicação foi tanta que ela enfrentou o overtraining, um processo de esgotamento causado por excesso de treino. Essa frequência exagerada resultou, dentre outras lesões, em um derrame no dorso do pé. A contusão fez com que Karin repensasse a sua relação com o esporte e procurasse profissionais para tratar e acompanhar sua volta aos treinos. 

Foi na Bodytech que tudo começou a mudar. Mauro Célio, na musculação, junto à equipe de profissionais, foram grandes parceiros e incentivadores nesse recomeço. 

“Paciência é uma qualidade necessária, que é fácil de entender e difícil de praticar. A falta dela interrompe o processo e o desenvolvimento do treino, e assim passamos a treinar do mesmo jeito todos os dias sem nenhuma evolução, podendo até nos machucar. Quando a gente compreende que para treinar bem são necessários anos de prática consciente e de paciência, o sucesso é inevitável! Sou prova viva deste aprendizado.”

Karin diz que com os anos na BT Eldorado, entendeu que treinar é a expressão do seu jeito de ser, e que com a evolução, vai descobrindo novas fortalezas, desafios e motivações. 

Com mais consciência e segurança, Karin se aventurou no parque aquático da BT Eldorado e retornou à natação, esporte que considera “para a vida toda”. Algo importante que ela aprendeu também foi que para evoluir na natação é importante estar sempre na condição de aprendiz, e foi por essa mentalidade que a parceria com a Martinha deu tão certo. 

“Martinha nos ensina a não nos preocuparmos com o movimento seguinte. O segredo é sempre prestar atenção no exato momento, pois a perfeita execução do movimento seguinte depende da boa execução do movimento presente. Descobri que a natação é uma meditação em movimento, em que o importante é o agora e a respiração é o ponto de partida para que todo o resto funcione.”

Karin equipara a sensação que tem em frequentar a BT como uma alquimia, por conseguir transformar o corpo tenso, preocupado e estressado, em um corpo cada vez mais leve, revigorado e fortalecido, para que ela tenha uma vida mais sustentável e com mais disposição. 

“Esta transformação só aconteceu porque primeiro me permiti vivenciar uma mudança interior. A verdadeira alquimia está no autoconhecimento. Fazer parte da BT Eldorado é o meu melhor laboratório, minha ferramenta para este fim maior.”