*Por Paulo Camões, pesquisador musical na Gomus
Ser jovem não é só ter disposição física, mas também inovar nas ideias. E, se depender de ideias, existem alguns artistas que nunca vão envelhecer.
Giorgio Moroder, Madonna e Paul McCartney já passaram do 50 e andam esbanjando jovialidade nos seus últimos lançamentos.
Pra começar a sequência de ousadia dos mais experientes, vamos de Madonna. Ela acaba de lançar o single “Bitch, I’m Madonna” em que, acompanhada de Nicki Minaj, se entrega à onda do trap e dos traseiros abastados. E pra ninguém ter dúvida de que a Rainha do pop está mais aberta às influências do gueto, fica a fofoca de que ela acabou de comprar uma casa no morro do Vidigal.
Já Giorgio rejuvenesceu 50 anos com seu último single, “74 Is The New 24”. Ele, que foi um dos precursores da dance music nos anos 70, chega aos anos 10 mostrando que ainda sabe fazer um som super cool.
Paul McCartney também não deixa a desejar na ousadia. Ele acaba de lançar o primeiro single de uma série de parcerias com Kanye West. A faixa, uma balada minimalista, mostra uma renovação tanto do Paul quanto do rapper, que apresenta um vocal muito mais melódico e introspectivo.
Por essas e outras, que esses mestres nos trazem bons exemplos de que nunca é tarde pra se reinventar e aceitar novos desafios. Além de muita música boa, é claro.