*Por Karina Vela

Resolvi falar de um lugar que as pessoas sempre associam a frio e comida: Itaipava, para onde já fui outras milhares de vezes. Desta vez, porém, resolvi procurar pelas cachoeiras e me surpreendi com um paraíso que nunca imaginei encontrar.

Itaipava fica a 1 hora de carro do Rio de Janeiro, e a cachoeira da Macumba se situa na serra que liga Itaipava a Teresópolis, mais precisamente no km 13.

Cheguei a passar pela entrada da trilha por não ter nenhuma placa de sinalização. Então, é preciso ficar atento. Depois de uma curva acentuada, você vai ver um pequeno clarão de terra para estacionar, ao lado direito de estrada de quem está saindo de Itaipava e indo em direção a Teresópolis. A trilha é muito fácil de fazer. Deve demorar uns 10 minutos até o primeiro poço, de onde já é possível avistar o outro poço e a cachoeira de cima.

Fiquei realmente impressionada, pois não esperava encontrar, num lugar que frequentei tanto tempo, uma cachoeira tão bonita. A queda deve ter mais de 30 metros, e os poços são grandes numa parte bem aberta da mata. Por isso, se tiver sol, você consegue ficar bastante tempo ali curtindo o lugar. Apesar de estar na serra, e a água de cachoeira sempre ser mais gelada, o sol por lá também é bem forte e equilibra a temperatura.

Coloquem no roteiro antes de comer aquela massa ou fondue incrível.

Na próxima vez, irei ao parque da Serra dos Órgãos para conhecer a famosa cachoeira Véu da Noiva. Ela requer mais tempo e disposição, então fica para um próximo post.

Carioca, Karina Vela trabalha como consultora de estilo para grifes, é artista plástica, multiatleta e viaja o mundo como apresentadora do Canal Off.