Para quem ainda não faz exercício, a ciência tem mais um motivo para você começar, ou recomeçar, ainda hoje. E dessa vez não tem a ver com doença ou saúde diretamente. Um estudo recente, que uniu dados de dezenas de pesquisas e foi publicado no Journal of Happiness Studies, mostrou que pessoas que fazem atividade física são mais felizes.

A investigação envolveu milhares de pessoas de diferentes perfis – idosos, crianças, adultos, saudáveis ou com alguma doença crônica. Entre os resultados, o que mais impressiona é que as chances de alcançar a felicidade são 52% maiores entre aqueles que são muito ativos e esses números caem para 29% entre os insuficientemente ativos, ou seja, pessoas que fazem muito pouco exercício. Entre os adolescentes especificamente, a teoria também se confirma.

Uma das pesquisas analisadas, que recrutou jovens coreanos, demostrou que o grupo, com peso normal, e que praticava atividade física pelo menos uma vez na semana tinha 1,4 vezes mais chances de ser feliz do que os adolescentes que faziam nenhum esporte. Entre os jovens acima do peso que se movimentavam em comparação aos que eram sedentários essa probabilidade aumentava para 1,5.

Ou seja, motivos para entrar em uma aula coletiva, experimentar uma nova série e suar muito na bike não faltam! Correr, dançar, pegar peso e interagir com outras pessoas  muda nosso humor e garante mais felicidade :)