*Por Patricia Boccia / Ilustração Lady Guedes
União do corpo, da mente e da alma. Essa é a definição pura para a yoga, uma prática indiana de mais de 5 mil anos que, de longe, parece apenas uma sequência de exercícios posturais, mas na verdade engloba vários setores da vida.
“A técnica trabalha, além do corpo, a disciplina, o controle da força vital e das emoções, a concentração, a meditação e a hiperconsciência”, explica Eduardo Netto, diretor-técnico da Bodytech.
Complexa assim? Nada disso. Como os especialistas costumam dizer, ela descomplica a vida, porque deixa o corpo tinindo e a mente em paz, longe de estresse e das tensões do dia a dia. Nas próximas páginas, aprenda mais sobre os tipos de yoga e veja como há fortes motivos para você começar a praticar já na sua Bodytech!
Hatha Yoga
O que é: considerada a “mãe” das yogas. Originária da Índia, expandiu-se pelo mundo pela facilidade de se adaptar aos movimentos. “Praticada de forma leve, o foco é a saúde”, explica Bruno Bernardes, professor de yoga da Bodytech.
Como é: desenvolvida por meio de movimentos de posturas (asanas), técnicas respiratórias (pranayanas), técnicas de relaxamento (físico e mental), técnicas de concentração e meditação (dharana e dhyana). Geralmente o professor inclui músicas nas aulas e as luzes são reduzidas para provocar um clima de relaxamento e tranquilidade.
Para quem é indicada: iniciantes de todos os tipos e perfeita para o fim do dia para quem busca um exercício menos intenso.
Benefícios: alonga e tonifica os músculos, melhora a circulação sanguínea, reduz o estresse e a ansiedade.
Calorias por aula: 140.
Swasthya Yoga
O que é: acredita-se que ela seja a yoga clássica e a mais antiga, porém menos difundida, por ter características físicas de força.
Como é: prepare-se para suar bastante, pois a aula utiliza muita resistência e flexibilidade. O professor ensina coreografias compostas de sequência de posturas. O resultado é força e equilíbrio para quem pratica com regularidade.
Para quem é indicada: pessoas com consciência corporal adquirida em outras modalidades esportivas e que não tenham lesões no corpo, caso contrário, podem se machucar. Praticantes que procuram uma yoga mais ativa.
Benefícios: força, resistência, equilíbrio, flexibilidade, vitalidade e controle de peso.
Calorias por aula: 175.
Vinyasa Yoga
O que é: outra vertente de Hatha Yoga, praticada em séries fixas de posturas. “O estilo também é chamado de Flow Yoga, por causa da maneira suave e harmoniosa como é executado. É quase uma dança”, explica o professor e diretor Eduardo Netto.
Como é: a respiração é o grande alvo desta modalidade, que sincroniza com perfeição os movimentos de inspiração e expiração com as poses clássicas. Dependendo da aula, ela pode ser bem vigorosa e elevar a frequência cardíaca.
Para quem é indicada: pessoas mais agitadas que preferem posições com movimentos.
Benefícios: aumenta a capacidade cardiorrespiratória e, consequentemente, o fluxo de energia e de oxigênio para todos os órgãos internos, desenvolve flexibilidade, força e concentração.
Calorias por aula: 175.
Iyengar Yoga
O que é: uma vertente da Hatha Yoga que busca o alinhamento e a assimetria do corpo.
Como é: as aulas são bem diferentes, porque utilizam acessórios para a realização das posturas: blocos, cintos, almofadas, cobertores e correias. O objetivo é tornar mais fácil a execução e a manutenção dos movimentos. Diferentemente das outras yogas, na Iyengar o professor não pratica junto, porque precisa estar atento corrigindo os alunos o tempo todo.
Para quem é indicada: iniciantes com necessidade de se manter na posição correta.
Benefícios: alinha a coluna, alonga a musculatura, fortalece de forma geral.
Calorias por aula: 175.