Multiatleta, médica, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) e apresentadora de programas de aventura e esportes extremos, Karina Oliani já foi bicampeã brasileira de wakeboard, tricampeã brasileira de snowboard, recordista de mergulho livre e detém o título da mais jovem brasileira a conquistar o cume do Everest (leia o perfil completo dela aqui!).
Apaixonada pelo mar desde criança, seu primeiro trabalho foi como instrutora de mergulho. Hoje faz parte da equipe de Atletas Mitsubishi (assista aqui ao vídeo). Abaixo, ela traz dicas para quem quiser começar no mergulho ou na escalada.
“Quem não gosta de sentir a emoção de se aventurar, aquele vento no rosto, aquele cheiro de mato ou de montanha, a liberdade que vem com tudo isso? Quando me perguntam do que mais gosto, mar ou montanha, respondo sempre: os dois! Pra que ter que optar por um se podemos ter tudo o que o planeta oferece de mais lindo?
Para iniciar e se tornar um bom mergulhador é importante você escolher uma boa escola de mergulho e se empenhar no seu curso básico, que também é chamado Open Water Diver. Conforme você for ganhando experiência debaixo d’água e se familiarizando com seus equipamentos você pode fazer o curso avançado de mergulho autônomo. E, se quiser ir ainda mais longe, existem vários cursos chamados “Especialidades”: como, por exemplo, mergulho noturno, mergulho em caverna, mergulho no gelo, mergulho em naufrágio e por aí vai. A dica de ouro é: esteja bem equipado, saiba usar seu equipamento, faça o treinamento sem pular etapas e leve o mergulho a sério!
———————–
Já quem quiser iniciar na escalada, também recomendo começar com um bom curso de escalada básica. Nada como você já sair na frente sabendo as regras de segurança, os nós certos, os procedimentos de ancoragem etc. Não economize no seu equipamento de escalada: ele garante a sua vida! E não economize na sua sapatilha de escalada: seus pés agradecem. Quando a parede estiver úmida ou se você suar muito nas mãos use o saquinho com magnésio. Melhora (e muito) a aderência. Mas o principal: um bom escalador é uma pessoa que escala com frequência e que busca meios de aprimorar força e técnica em equilíbrio!
Karina Oliani é multiatleta, médica, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) e apresentadora de programas de aventura e esportes extremos. Como atleta, já foi bicampeã brasileira de wakeboard, tricampeã brasileira de snowboard, recordista de mergulho livre e a mais jovem brasileira a conquistar o cume do Everest. Apaixonada pelo mar desde criança, seu primeiro trabalho foi como instrutora de mergulho. Hoje faz parte da equipe de Atletas Mitsubishi