*Carolina Marques, nutricionista consultora Bodytech Leblon 3, Tijuca e Rio Sul (Rio de Janeiro)

Está na dúvida se deve dar preferência aos alimentos orgânicos? Confira alguns motivos:

1) a alimentação orgânica se preocupa com o produto, desde a produção até a hora do consumo. Afinal, o alimento orgânico é aquele que é produzido sem o uso de agrotóxicos (ou inseticidas, herbicidas, fungicidas e adubos químicos) e evita danos ao meio ambiente. O desenvolvimento de cada alimento em seu período ideal também é respeitado, ou seja, tudo é cultivado nos meses e nas estações do ano mais indicadas.

2) o principal problema do consumo de agrotóxicos é que eles podem estar associados a diversos distúrbios, como queixas respiratórias, problemas hormonais, reações alérgicas, danos neurológicos e até câncer. Alguns agrotóxicos são usados simplesmente para melhorar a aparência do alimento. Quanto menos imperfeições, maior a probabilidade de ter sido usado essas substâncias, como no caso daquele morango enorme, vermelho vivo.

3) os produtores de carnes, laticínios, aves e ovos orgânicos, por exemplo, utilizam 100% de alimentação orgânica para os animais e evitam o uso de hormônios de crescimento e antibióticos. Os animais são criados ao ar livre e sob todas as condições adequadas para a espécie.

4) os orgânicos apresentam valor nutricional muito superior quando comparados aos alimentos cultivados de forma tradicional e são bem mais saborosos, além de possuírem 5x mais vitaminas, minerais e antioxidantes.

E, então, convencidos?