Você sabe quantos passos dá por dia? Hoje em dia, graças aos diferentes aplicativos e dispositivos é muito mais fácil saber essa média. Mas será que esse número é o suficiente para você deixar de fazer parte do grupo dos sedentários? E qual seria a quantidade ideal? Bom, para descobrir essa e outras curiosidades sobre o tema, o blog da BT conversou com o médico cirurgião ortopedista Sérgio Maurício. 

Por que 10 mil passos?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) uma pessoa ativa é aquela que dá mais de 10.000 passos por dia.  Os 10 mil passos equivalem a aproximadamente oito quilômetros. Esse número, teoricamente, reduz as chances de certas condições de saúde aparecem, como a pressão alta e doenças cardíacas. “Mas temos que ter bom senso quando consideramos números exatos. Por exemplo, uma pessoa que faz aula de bike e musculação, diariamente, mas caminha pouco, não é considerada inativa”, revela Sérgio Maurício. A verdade é que a quantidade de passos que você dá pode variar de acordo com o seu objetivo. O importante mesmo é tentar se movimentar ao máximo no dia a dia. 

De acordo com o médico cirurgião, quanto maior o número de passos maior a probabilidade de ter um bom condicionamento físico. “Andar mais, desde que de forma regrada e disciplinada irá gerar um melhor condicionamento”, afirma o ortopedista. Isso ocorre porque todo movimento gera adaptação do nosso corpo, e essa adaptação envolve não só a parte cardiorrespiratória, mas a parte muscular também.

Sérgio ainda pontua que é muito importante realizar qualquer atividade com tênis apropriado, de preferência com algum grau de amortecimento. E além disso, fala que todo aumento abrupto pode gerar sobrecarga no nosso corpo. Por exemplo, alguém que nunca caminhou já começar com 1h hora todos os dias, pode apresentar uma dor no pé ou panturrilha, e até mesmo no joelho. “Comece devagar, inicialmente em dias alternados sem ultrapassar 30 minutos se você estiver sedentário”, aconselha Maurício. 

O médico ainda recomenda procurar um médico especialista para realizar uma avaliação cardiológica, independente da atividade física que irá fazer.

E para quem quer emagrecer?

Maurício fala que sem sombra de dúvidas é muito importante. “Por ter uma taxa de lesão muito baixa permite que a pessoa se mantenha com constância no exercício e ainda consiga fazer todos os dias” explica o médico. Podemos citar como exemplo a corrida: praticar todos os dias pode deixar você muito mais perto de ter uma lesão, já a caminhada não. Mas o cirurgião sugere que, na fase em que seu corpo estiver se adaptando, o melhor é realizar caminhadas em dias alternados.

Como se movimentar mais no dia a dia

Em tempos de home office, em que ficamos muito tempo sentados trabalhando, o que fazer para se movimentar mais? Confira algumas dicas: 

  • Não deixar por perto água, café ou lanche. Isso fará com que você precise levantar com mais frequência para pegar o que precisa.
  • Coloque um alarme a cada 2h para levantar e esticar o corpo.
  • Saia para caminhar na hora do almoço. Além dos benefícios do esporte, irá quebrar um pouco a rotina do seu dia, trazendo uma tarde de trabalho mais eficaz e tranquila.
  • Crie uma rotina de exercícios. Eles não devem ser feitos quando sobra tempo. Eles devem ser a sua prioridade e devem ter seus horários pré-determinados.