*Por Leonardo Matta Pereira, educador físico convidado pela Optimum Nutrition

Cada vez mais vemos gente aumentando a sobrecarga e alterando completamente o padrão de movimento, acreditando que assim obterá maiores resultados hipertróficos. Saiba que, se a pessoa do seu lado está com maior sobrecarga, enquanto você está com um peso relativamente menor, não é sempre que a tensão muscular dela será maior que a sua.

Sobrecargas demais alteram a aplicação de força específica e trazem ao movimento dos membros uma tensão compensatória e difusa, o que recruta outros grupamentos acessórios e não primários. Logo, em alguns casos, nem sempre mais carga é equivalente a mais tensão muscular, que resultará em maiores resultados hipertróficos.

Se olharmos a execução de um iniciante veremos que o mau controle motor, associado à baixa capacidade de estabilização do corpo, resulta em perda de técnica de movimento — o que implica diretamente em modificações no tempo de tensão e na quantidade de tensão que a sobrecarga impõe na musculatura.

Quero dizer que o peso não é a única maneira de aumentar a sobrecarga muscular. Por vezes, a sobrecarga em demasia faz com que se perca o controle do movimento. Logo, as fases de contrações que são fundamentais para a hipertrofia, não são acentuadas e o tempo de tensão é reduzido.

Aos que treinam com o objetivo de hipertrofia, lembrem-se: nosso sistema muscular não vê números. Nosso cérebro, sim. Sendo assim, não treine seu ego, treine seus músculos, esqueça os números e busque a percepção de fadiga e falha muscular do músculo objetivado na sessão.

O objetivo do treinamento voltado para a hipertrofia é fazer a musculatura chegar à falha concêntrica ou excêntrica e, para isso, devemos sobrecarregar a musculatura até sua falha completa! Sabem como? Simples: contraia ao máximo e mantenha os movimentos amplos; quando começar a falhar, faça com amplitudes reduzidas… Não pare, faça até falhar… Se atenha em amplitude, execução e depois pense na carga. O seu objetivo é estressar seu sistema muscular de forma eficiente.

Procure sempre a orientação de um profissional capacitado para melhor auxiliá-los no treinamento.