Existem diversas razões para que as pessoas se levantem de suas mesas durante o expediente. De acordo com uma reportagem do jornal “New York Times” (link aqui), no entanto, emagrecer não é uma delas. A matéria cita um estudo que mensurou precisamente quantas calorias as pessoas queimam durante as atividades diárias nos escritórios, como sentar-se, levantar-se e caminhar.

Estudos recentes indicam que ficar de pé com certa frequência ajuda a regular o açúcar no sangue e a diminuir os riscos de diabetes e de doenças crônicas. Muitos acreditam, porém, que ficar em pé ajudaria a perder peso. Não é o que a pesquisa indica.

Em um novo experimento publicado no mês passado no “Journal of Physical Activity and Health”, pesquisadores afiliados ao Physical Activity and Weight Management Research Center na Universidade de Pittsburgh (link aqui) fizeram uma pesquisa com 74 voluntários sadios. A maioria tinha 20 e poucos anos, peso normal e com familiaridade à vida no escritório.

Os voluntários foram divididos em 4 grupos diferentes:

– um grupo ficou sentado e digitou no computador por 15 minutos e depois ficou em pé por 15 minutos, fazendo pequenos movimentos;

– um grupo ficou sentado por 15 minutos, mas olhando a tela da televisão, sem digitar. Depois, eles foram imediatamente caminhar em uma esteira, em uma velocidade lenta;

– um grupo ficou em pé por 15 minutos e depois se sentou por 15 minutos;

– e um grupo caminhou em uma esteira por 15 minutos e depois se sentou.

Os voluntários usaram máscaras para que fosse possível mensurar precisamente a energia gasta, ou seja, quantas calorias ele estavam gastando.

Como já era esperado, ficar sentado não queima muitas calorias —foram cerca de 20 nos 15 minutos em que estavam sentados, sendo digitando ou olhando a televisão.

Mas ficar em pé surpreendeu. Durante os 15 minutos em que ficaram em pé, eles queimaram cerca de 2 calorias a mais do que quando estavam sentados –independentemente se estavam sentados ou em pé primeiro.

No geral, o que os pequisadores descobriram foi que, alguém que trabalha em pé gasta cerca de 8 ou 9 calorias a mais do que alguém que trabalha sentado –o “New York Times” aponta uma comparação: uma xícara de café com creme e açúcar contém cerca de 50 calorias.

Caminhar, no entanto, é diferente. Quando os voluntários caminharam por cerca de 15 minutos, mesmo que em um passo bem lento, eles queimaram cerca de três vezes mais calorias do que quando estavam em pé ou sentados. Se eles caminhassem por uma hora, os pesquisadores calcularam, queimariam cerca de 130 calorias a mais do que se ficassem apenas sentdos ou em pé –energia suficiente, segundo eles, para evitar ganho de peso.

Por isso, uma dica para quem quer perder peso enquanto trabalha, aponta um dos pesquisadores, seria colocar a impressora longe da mesa em que a pessoa trabalha ou ir com frequência ao bebedouro, em vez de deixar a garrafinha de água na mesa.

“Breves períodos de caminhada podem fazer uma grande diferença”, afirma Seth Creasy, aluno da Universidade de Pittsburgh e o autor principal do estudo.

É importante lembrar: ficar em pé tem outros benefícios, como controlar o açúcar no sangue e diminuir as dores nas costas e nos ombros –que são associadas a ficar sentado o dia inteiro. Por isso, não deixe de levantar da cadeira de vez em quando.