*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista
Cruzar a linha de chegada de uma prova longa, como uma maratona, é um momento inesquecível e, na maioria das vezes, de muita comemoração. Afinal de contas, representa o fim de um projeto de meses (às vezes, anos), que exige muito física e psicologicamente do corredor. Após essa longa e pesada rotina de treinos, seu corpo está cansado e merece uma folga.
Nas primeiras 24 horas após a maratona é importante caminhar para estimular a circulação sanguínea e, com isso, acelerar a recuperação. A tentação de ir pra casa hibernar pode ser grande, mas seu corpo vai agradecer se você não fizer isso. Se você ficar muitas horas deitado com as pernas pra cima, vai sentir muita dificuldade na hora de levantar. Pela minha experiência, quanto mais eu caminho no dia da prova, menos dolorido acordo no dia seguinte. Tem gente que gosta de fazer crioterapia (banho de gelo), massagem, alongamentos… Acho que, com moderação, sem exageros, todos os métodos podem ser úteis para recuperar a musculatura e ajudar a diminuir as dores.
Nos dias que se seguem à prova, é importante também trabalhar o lado psicológico, cuidar da cabeça. Faça um retrospecto de como foi sua prova, do que deu certo, e comemore, parabenize-se pela vitória, pela meta atingida. O sentimento de conquista, de projeto bem-sucedido ajuda a amenizar eventuais incômodos físicos e te deixa mais forte mentalmente para encarar o próximo desafio. Reveja também o que eventualmente deu errado ou que não saiu como você gostaria, não para se martirizar, mas para corrigir na próxima prova.
E quando devemos voltar a correr? Eu, particularmente, tiro uma semana de folga, sem correr depois de cada Maratona. Mas não existe uma regra fixa, faça o que seu corpo sentir que está pronto para fazer (ou o que seu treinador orientar!), sempre tendo em mente que é hora de pegar leve, correr devagar, sem nenhuma ambição de distância ou pace. O negócio é apenas colocar o corpo em movimento, suar, aumentar o batimento, e nada mais. Seu corpo foi treinado para atingir um pico de performance no dia da prova. Se tudo deu certo, este pico foi atingido e agora é hora de respeitar o declínio natural de rendimento.
Segundo Mario Sergio Andrade Silva, Diretor Geral da Equipe Run & Fun, no início dos anos 90, era muito comum o atleta correr leve no dia seguinte da prova com intuito de “soltar” as pernas. “Pouco tempo depois eu aboli na minha equipe o treino pós-prova, pois todos os estudos mostravam que, para ajudar na remoção do ácido lático, não seria a corrida a melhor maneira e, sim, uma caminhada leve, além de muito descanso e boa alimentação. Além disso, sempre insisti que o corredor, depois de uma prova longa como a maratona, deve ficar 30 dias sem correr forte, dando preferência a outros esportes que trabalhem o aeróbico (natação, musculação e ciclismo) e mantenham o condicionamento sem forçar a musculatura de corrida que está desgastada.” ensina o treinador.
Uma última dica: é importante não confundir o período de descanso com algo comum de acontecer que apelidamos carinhosamente de D.P.M.(Depressão Pós-Maratona). O fim do ciclo de treinamento, com o corpo cansado e desgastado pelo esforço da prova e a falta de uma meta concreta no curto-prazo pode deixar o atleta temporariamente (durante alguns dias ou mesmo semanas) desmotivado, sem conseguir voltar a treinar. Dá uma sensação de vazio, você não tem porque acordar cedo para ir treinar, pois você já cumpriu seu objetivo. Por isso, uma coisa que funciona bem comigo é, assim que terminar uma Maratona, ter algum objetivo em vista, mesmo que de distâncias menores, para manter-se motivado e não abandonar completamente a rotina de treinos. Colocar uma nova meta no curto-prazo (se inscreva numa prova de 5 ou 10km só para participar, sem meta de tempo) pode te ajudar a voltar aos treinos.
*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já correu 6 Maratonas, 11 Meias, entre outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a Revista Contra-Relógio e no blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram – @rodrigo21fev79