Qual o melhor horário para treinar?

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Qual o melhor horário para treinar?

Qual é o horário que você mais gosta de se exercitar? O meu horário favorito é o da manhã! Estudos recentes mostram que horário em que você realiza o exercício pode te ajudar a alcançar o seu objetivo.

Aparentemente, pessoas que se exercitam pela manhã, por exemplo, perdem peso com mais facilidade que as pessoas que praticam atividades físicas à tarde e à noite. Uma pesquisa bem ilustrativa, realizada recentemente em pessoas com obesidade e sobrepeso, comparou pessoas que fizeram exercícios aeróbicos apenas pela manhã, apenas a noite, em horários aleatórios e pessoas que não realizavam exercícios.

Nesse estudo, o número de participantes que obtiveram perda de peso importante (>5%) foi bem maior no grupo das pessoas que realizavam exercícios pela manhã em comparação ao grupo que fazia mais tarde (81% x 31 %). E quando analisamos a perda de gordura, a diferença é importante: o grupo da manhã perdeu em média 6,2 kg de gordura, enquanto para o grupo que realizou atividades mais tarde, essa redução foi de apenas 1,6 kg.

Massa muscular e performance

Parece que o exercício pela manhã ajuda também a modular o apetite e a fazer escolhas alimentares melhores ao longo do dia. Por outro lado, estudos sugerem que para melhora de performance e aumento de massa muscular, treinos no final da tarde se mostram a melhor opção. ⠀

Essa variação ocorre justamente pelo tão comentado e estudado recentemente ciclo circadiano (ou relógio biológico) e pelas variações hormonais que ocorrem normalmente em nosso corpo ao longo do dia. ⠀

Ou seja, não existe fórmula mágica que funcione para todos. Cada pessoa precisa de uma orientação e prescrição específica, dependendo do seu estado de saúde e dos seus objetivos.

E você? Observa alguma diferença dependendo do horário do exercício?

Referências citadas no texto

Morphological, molecular and hormonal adaptations to early morning versus afternoon resistance training. Chronobiol Int. 2018; ⠀

The effects of exercise session timing on weight loss and components of energy balance: midwest exercise trial 2. Int J Obes (Lond). 2020

Por |2020-06-04T16:52:22-03:0004/06/2020|