Qual o melhor horário do dia para comer doce?

//Qual o melhor horário do dia para comer doce?

Qual o melhor horário do dia para comer doce?

*Por Shalimar Diniz, nutricionista esportiva

Às vezes bate aquela vontade de comer um doce, não é mesmo?

Pouca gente sabe, no entanto, que existem momentos do dia específicos que podem amenizar os danos causados pelo açúcar em nosso organismo.

Um momento indicado é logo após uma refeição completa, como, por exemplo, o almoço. A presença de fibras, proteínas e gordura da refeição faz com que o açúcar do doce ingerido não seja absorvido tão rapidamente, impedindo que ocorra um pico de glicose e de insulina, processos tão prejudiciais ao organismo e que estão associados à obesidade, ao diabetes e a outras doenças, assim como favorecem o depósito de gordura abdominal.

Outra vantagem de comer um doce após uma refeição é que estamos de estômago cheio, então a tendência é comer uma quantidade menor.

Outro momento indicado é logo após a atividade física, quando o corpo está precisando repor a energia gasta. É o momento em que o estoque de glicogênio muscular (forma em que o carboidrato é armazenado no músculo) está reduzido, precisando ser recuperado. Nesse momento, o ideal seria o consumo de uma proteína junto, o que irá otimizar a recuperação muscular.

É importante salientar que a hora que vai comer doce não muda seu valor calórico, apenas minimiza os efeitos negativos que eles causariam ao organismo.

No entanto, tente não consumir esses alimentos açucarados com frequência (a foto que acompanha esse texto é meramente ilustrativa!) para que o organismo não crie esse hábito negativo. Quando bater a vontade de comer doce, opte por frutas frescas, secas ou assadas. 

Mas, se a vontade de um docinho for muito grande, coma das formas indicadas e, é claro, sempre com moderação! É possível comer bem e saudável sem perder o prazer à mesa.

Converse com um nutricionista e ganhe bem-estar e saúde!

Por |2018-11-07T20:27:40-02:0005/11/2014|

Sobre o Autor: