Gravidez saudável e atividade física combinam muito bem! Mas por muitos anos, acreditava-se que as gestantes não poderiam fazer nenhum tipo de atividade física durante a gravidez. Essa crença passou a ser descredibilizada e, inclusive, atualmente, a prática de exercícios, durante esse período, é incentivada pelos profissionais de saúde. Isso porque manter-se em movimento durante os mais de 9 meses de gestação promove maior disposição, menos inchaço e enjoos, menos dores nas costas e nas articulações e previne doenças como o diabetes gestacional, a hipertensão arterial entre outras. Inclusive na hora do parto, já que você terá um melhor preparo muscular e cardiovascular e uma recuperação rápida no pós-parto.
Entretanto, dúvidas sobre quais tipos de atividades fazer durante a gravidez, que possam ajudar a ter uma gestação mais saudável e segura, são diversas e recorrentes para muitas gestantes. Então, confira abaixo quais exercícios são recomendados pela nossa equipe.
Os exercícios físicos durante a gestação
O exercício físico, em intensidade leve a moderada, é considerado uma prática segura, tanto para a mãe quanto para o feto. Os benefícios, quando bem orientados e supervisionados, proporcionam uma melhor qualidade de vida durante a gestação. De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company, os exercícios “auxiliam no retorno venoso, aumentando a oxigenação do feto, melhoram a flexibilidade, diminuem a possibilidade do desenvolvimento de patologias fisiológicas, como a pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, assim como previnem lombalgia e outros tipos de dor provocadas por alterações no perfil físico da gestante”.
É importante ter o acompanhamento de médicos e personais durante a gestação para saber se a mulher não possui nenhuma contra indicação clínica ou obstétrica para praticar qualquer exercício. Dessa forma, Netto reforça que “todas as gestantes devem ser estimuladas a manter suas atividades durante o período, para dar início e manutenção da prática de atividade física regular”.
Quais exercícios são recomendados?
Para as gestantes que ficam em dúvida de qual atividade começar a fazer, durante a gravidez, para ter uma gestação saudável, Eduardo Netto indica algumas modalidades e atividades, como:
1- Caminhada: fortalece o sistema respiratório, cardiovascular e o nervoso, aumenta a imunidade, ajuda a fortalecer os músculos das pernas e do abdômen, evita o inchaço nas pernas e melhora o equilíbrio.
2- Natação e Hidroginástica: Ajuda a promover uma melhor sustentação do peso da barriga, alivia a pressão na coluna vertebral e na pelve, auxilia na redução de dores nas costas, promove o fortalecimento cardiovascular e reduz o risco de desenvolvimento de diabetes gestacional.
3- Yoga: Ajuda a ampliar a consciência corporal, a ansiedade na gestação, melhora a saúde emocional, auxiliando a ter uma gestação mais tranquila.
4- Musculação: Ajuda a fortalecer os músculos e a manter a saúde corporal durante a gestação.