*Por Dudu Netto, diretor-técnico da Bodytech Company
Sem dúvida alguma, a prática regular de um programa de atividades físicas aliada a uma alimentação balanceada é o grande segredo para a conquista da boa forma. O melhor jeito de perder peso, portanto, é alterar o equilíbrio energético, o que quer dizer que a ingestão de calorias deve ser menor do que aquilo que se gasta.
Atualmente, acredito que um dos maiores desafios dos nossos clientes seja a escolha da atividade, uma vez que as opções que oferecemos em nossa grade horária são extensas. No entanto, tão importante quanto o potencial de consumo energético de uma atividade, é relevante que a escolha seja adequada às suas condições físicas e, mais relevante ainda, que você perceba algum tipo de prazer na prática.
Com o objetivo de facilitar suas escolhas, listaremos, a partir de hoje, e nas quatro semanas seguintes, quatro modalidades, em que, dependendo do nível de intensidade praticado, você poderá conseguir obter no mínimo 500kcal de gasto energético. Lembrando que sempre que o assunto for gasto calórico de uma determinada modalidade, deve-se levar em conta alguns fatores como: idade, peso corporal, estatura e nível de condicionamento.
Indoor Cycle:
Trata-se de uma atividade física com predomínio do trabalho cardiorrespiratório, sendo realizada em bicicletas estacionárias especialmente desenvolvidas para a modalidade.
Tem como característica principal a simulação de um percurso, e, por meio do controle das técnicas utilizadas e intensidade do treino, propicia ao praticante o aumento de sua capacidade cardiorrespiratória, bem como todos os outros benefícios advindos da prática regular de uma atividade física. Os principais grupos musculares envolvidos são a parte anterior e posterior da coxa, além dos glúteos.
Um dos grandes benefícios do Indoor Cycle é que é uma atividade de baixo impacto. Significa que pode realizar um treino com alta intensidade sem colocar estresse extra nas suas articulações e ossos. As aulas têm uma duração máxima de 50 minutos, incluindo aquecimento, volta à calma e os alongamentos finais.
Gasto calórico: 735kcal em média (por hora)