Pratico stand-up paddle há muitos anos, antes mesmo de virar uma febre. O esporte deixou de ser só uma diversão para mim para virar uma brincadeira séria. O SUP me proporcionou travessias incríveis, além de conhecer lugares selvagens, ver animais surpreendentes e viajar muito.
Como faço travessias muito longas, acabei usando a prancha em treinamentos pesados e deixei um pouco de lado a diversão que as minhas voltinhas de SUP de antigamente me davam.
Mas recentemente resgatei o prazer das pequenas voltas e voltei a me deliciar com o esporte. Nesse mesmo movimento, meu parceiro de remadas Rafael Veloso surgiu com a ideia de trazer um “big SUP” pro Rio de Janeiro. Eu já tinha visto algumas reportagens com o Kai Lenny (havaiano campeão de SUP surf e race) se divertindo com os amigos nessa prancha de SUP gigantesca, mas nunca achei que seria tão divertido!
O “big SUP” é uma prancha inflável que mede 5,5 metros e 1,5 de largura. Nela cabem 9 pessoas remando e é um excelente trabalho em equipe que acaba potencializando a diversão.
É como se juntássemos o espírito de equipe proporcionado pela canoa havaiana com o stand-up. É excelente para fazer passeios com a família toda. Meu amigo Rafa Veloso organiza passeios partindo do Espaço Puravida, na Barra da Tijuca (RJ), e divide sua experiência: ”Por ser uma modalidade nova, em desenvolvimento, o ‘big SUP’ apresenta variações pelo mundo. Alguns remam de joelhos usando o remo de canoa havaiana, que é mais curto, e outros deixam uma pessoa sentada com um pé de pato atrás fazendo o leme (que dá a direção da prancha). Aqui no Brasil optamos por todos remando em pé, mantendo a sincronia da remada. Assim, a prancha consegue atingir uma velocidade boa, entrando nas ondas bem antes de elas quebrarem e permitindo o ‘drop’ em ondas maiores”.
Minha experiência com o SUP gigante aconteceu no dia em que uma grande amiga sócia de uma marca de artigos para cachorros me convocou para fazer umas fotos para a campanha internacional da marca. Acham que eu era a modelo? Eu era apenas a coadjuvante para o nosso querido Bono, um labrador campeão mundial de surf e “filho” de um amigo de infância. O Rafa iria junto levando a prancha, então topei na hora.
Depois de o astro da campanha já ter tirado várias fotos, lá fomos nós descer umas ondas com aquele SUP gigante! No caminho, catamos uns dois amigos para subir na prancha e ajudar a remar. Logo na primeira onda conseguimos descer. Cinco pessoas, um cachorro e muitas risadas. A sensação é indescritível, é diversão multiplicada por mil!
Você tem ataques de riso desde o momento em que sobe na prancha, porque ficam todos tentando se equilibrar, o que faz com que ela fique sacolejando sem parar.
Depois, para completar, você tem a exata sensação do que é descer uma onda. Eu já surfo, mas imagino que para quem nunca surfou seja uma experiência ainda mais forte porque dá para sentir perfeitamente como é delicioso descer uma onda.
Tirem um dia, juntem os amigos e saiam para ter um ataque de riso garantido e ainda fazer um exercício!
Passeios com Rafa no Espaço Puravida: tel. (21) 995396117.
Foto: Thiago Diz
Carioca, Karina Vela trabalha como consultora de estilo para grifes, pinta quadros e viaja o mundo para gravar o programa “Quatro Remos” (que vai para a 4ª temporada no canal Off), em que faz travessias em canal aberto de pé em uma prancha de stand-up paddle ou sentada em uma canoa havaiana.