Posso voltar a treinar mesmo amamentando?

//Posso voltar a treinar mesmo amamentando?

Posso voltar a treinar mesmo amamentando?

Quase todas as mamães ficam ansiosas para retomar a forma física depois da gravidez. Mas muitas mulheres ainda têm dúvidas se a prática de exercícios físicos durante a amamentação pode interferir na produção de leite. 

 

Um estudo antigo avaliou os efeitos de atividades aeróbicas de intensidade moderada, durante 45 minutos, cinco vezes por semana durante a lactação. Os resultados mostraram nenhuma diferença significativa no volume e na composição do leite materno após 12 semanas.

 

Ou seja, exercícios físicos não “secam” o leite, não afetam o volume do leite, crescimento, o desenvolvimento infantil ou a saúde materna. Pelo contrário, atividade física, quando feita com orientação, melhora a aptidão cardiovascular e a sensação de bem-estar.

 

Em geral,  a partir de 30 dias após o parto normal é possível retomar uma rotina de exercícios. Quem passou por uma cesariana após 45 a 60 dias (dependendo da indicação médica) estarão prontas para voltar à ativa.

 

Nos treinos, pode-se perder muito líquido, portanto, é importante se hidratar bastante. A recomendação para as lactantes é de beber de 3 a 5 litros por dia. Praticando exercícios aumente + 20% dessa quantidade e não descuide da sua  alimentação.

Não existem exercícios indicados ou contraindicados para quem amamenta. Com a liberação médica (sempre!) e a orientação de um profissional de Educação Física, você pode voltar a se exercitar, cuidar do seu bem-estar, disposição e resistência. Mas tudo sem exageros e respeitando o seu corpo.

Endorfine-se! J

Por |2018-12-17T18:50:39-03:0006/12/2018|