É muito comum a gente querer aumentar o número de treinos quando tem pressa e um objetivo bem específico, como por exemplo, ganhar massa magra e tonificar as pernas. Mas a verdade é que a hipertrofia, assim como quase tudo na vida, é um processo que leva certo tempo e precisa ser respeitado. Então diante disso, já podemos adiantar que não, não é recomendado treinar o mesmo grupamento muscular sem intervalos.
De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech e professor de Educação Física há mais de 25 anos, se a pessoa está conseguindo treinar perna em dias seguidos, provavelmente não está treinando com a intensidade apropriada. Por engano, a maioria das pessoas acredita que a hipertrofia está atrelada ao tipo de exercício, quando o mais importante é a demanda do trabalho muscular, ou seja, exercícios com alta intensidade e carga.
Ao treinar sem descanso – período importantíssimo para o corpo gerar a hipertrofia –além de não ter os resultados esperados, você pode aumentar seu risco de ter lesões e também frustrações.
Meu foco é “ganhar perna”. Então o que eu faço?
Ainda segundo Netto, quem deseja desenvolver os membros inferiores deve colocar o foco na musculação. Mas calma! Se você não curte tanto musculação, existem alternativas. “As aulas de localizada, por exemplo, podem trazer importantes benefícios,” aconselha o diretor. Isso porque apesar da limitação de carga, os treinos de local geralmente atraem mais pessoas por serem dinâmicos, envolverem uma trilha sonora específica e serem feitos em grupo, o que aumenta o engajamento, principalmente para quem não costumava treinar.
Então se o seu desejo é trabalhar os membros inferiores, procure sempre orientação de um profissional e não exagere! Descanso, equilíbrio e atividades que te deem prazer são caminhos mais possíveis e que podem trazer o que você espera sem sofrimentos e decepções.