Posso substituir o jantar por um lanche?

//Posso substituir o jantar por um lanche?

Posso substituir o jantar por um lanche?

Depois de um dia inteiro corrido, preparar um lanchinho rápido parece a melhor opção. Mas será mesmo? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, resumir a refeição principal da noite a um sanduíche ou tapioca não necessariamente é positivo para uma alimentação equilibrada. No texto de hoje, vamos entender quais são as consequências de substituir o jantar por um lanche.

De acordo com a nutricionista funcional Julia Marques, trocar um belo prato colorido à noite por um lanche simples pode empobrecer muito a quantidade de verduras e legumes consumidos no dia. “Geralmente, esses alimentos ficam concentrados no almoço e no jantar. Quando esse jantar não acontece, acabamos ingerindo menos nutrientes do que deveríamos”, explica.  

Jantar x lanche de acordo com o objetivo

O jantar é uma boa saída para maioria dos objetivos nutricionais. Se a intenção for emagrecer, um prato costuma ter menos calorias do que um lanche, ao contrário do que é defendido por aí. Segundo Julia, apesar do lanche ser uma refeição menor, normalmente a densidade calórica, ou seja, a quantidade de calorias relacionada ao tamanho da refeição, é maior. E quando o objetivo é ganhar massa magra, isso também não muda.

Nesse caso, quando temos que aumentar um pouco o consumo alimentar, o lanche dificilmente terá os nutrientes necessários para que o organismo consiga fazer mais músculos.

Não gosta de jantar? Dicas para dar um up nos lanches

Mas se você faz parte das pessoas que nunca jantam, calma! A Julia explica que existem estratégias para potencializar o valor nutricional do seu sanduíche ou tapioca. O ovo é um alimento coringa, que funciona em preparações salgadas e doces. Crepioca e omeletes recheadas com cenoura, brócolis e beterraba ralados e ou picados, por exemplo, são uma ótima dica. Para quem curte mesmo pães com requeijão ou queijos, o conselho é preparar uma pasta mais nutritiva para substituir. Existem várias possibilidades e a nutricionista recomenda a feita de grão de bico.

Ser criativo é um bom caminho, mas é importante repensar o lanche como um hábito permanente. Fazer as pazes com um prato saboroso e cheio de grupos alimentares diversos tende a ser muito positivo. Converse com uma nutricionista e tire todas as suas dúvidas.

Por |2020-10-02T14:14:10-03:0002/10/2020|