Por que usar máscara é essencial?

//Por que usar máscara é essencial?

Por que usar máscara é essencial?

Olhar-se no espelho de máscara ainda é uma imagem que gera estranheza, mas isso está mudando por uma questão de necessidade. Diante da pandemia, estudos e especialistas reforçam que manter a máscara no rosto a partir do momento que colocamos o pé para fora de casa é uma medida essencial de prevenção. Quanto mais pessoas levarem o hábito a sério, mais protegidos nós estaremos.

De acordo com Pablius Staduto Braga, médico do esporte do Hospital Nove de Julho, a proteção facial funciona como uma barreira mecânica contra gotículas que são eliminadas quando tossimos, espirramos e até respiramos.

Um experimento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais simulou situações para demonstrar riscos presentes no cotidiano, como conversar de perto e sem máscaras. Foram usados manequins e pessoas voluntárias, com e sem máscaras, e em duas diferentes distâncias. O resultado mostrou que quando a máscara foi usada, a contaminação não aconteceu. A simulação ainda provou que o distanciamento defendido pela Organização Mundial de Saúde combinado ao uso de máscara aumenta e muito o nível de proteção.

Certo e errado

Tão importante quanto ter uma máscara é saber usá-la do jeito certo. E mesmo com muita informação circulando nos meios de comunicação, ainda é fácil encontrar pessoas que penduram a máscara na orelha, colocam as mãos sujas no pano ou deixam o nariz para fora… Atitudes perigosas que devem ser evitadas pelo bem comum.

“Deixar a boca ou nariz para fora é como estar sem máscara. O risco é total. Manuseá-la sem higienizar as mãos antes também. Ela só deve ser manipulada na área de elástico, onde não há contato com superfície de respiração, e o menos possível,” reforça o médico.

Já tive Covid-19. Preciso usar mesmo assim?

Ainda segundo Pablius Braga, não existe comprovação de que a imunidade criada após a doença seja permanente, como serão doses de uma vacina eficaz. Por isso, a precaução deve ser mantida nesses casos.

A regra também vale para os treinos. Nas regiões onde os decretos já liberaram a volta das academias, o uso de máscara tem sido adotado por profissionais e alunos. Na Bodytech, a conscientização de clientes é feita diariamente, com diálogo e avisos constantes.

Por |2020-07-15T19:42:49-03:0015/07/2020|

Sobre o Autor: