*Por Marcos Toller Russo, instrutor de musculação da BT São Clemente, no Rio

Todos os anos o American College of Sports Medicine (ACSM), a maior organização de medicina esportiva e ciência do exercício do mundo, elege as principais tendências para o mundo fitness. São consultados milhares de profissionais do mundo todo. Entre as principais tendências, e que ja virou uma grande realidade nos últimos anos, está o treinamento funcional.

Para atender essa realidade, a indústria fitness está em constante mudança, apostando em novos layouts e em mais espaços para exercícios com o peso corporal, como no espaço FT zone, inaugurado na  O treinamento funcional explora o movimento tridimensional, desenvolvendo tanto as capacidades condicionantes como também as coordenativas em todos os planos de movimento. Através de movimentos como puxar, empurrar, rotacionar, mudar de direção e locomoção, esse tipo de treino se torna mais dinâmico, divertido e com maior gasto calórico.

Além disso, temos a melhora da flexibilidade, força, coordenação motora, postura, condicionamento físico, entre outros, podendo ser feito por todos os públicos e em todas as idades. A diversidade de exercícios estimula diferentes áreas do cérebro, o que traz benefícios na melhora dos processos de aprendizagem, reabilitação cognitiva e saúde mental. Portanto, incluir o treinamento funcional em sua rotina de exercícios é muito além de uma tendência, é cuidar de sua saúde e bem-estar.