Sentir prazer em ver o corpo em movimento e se orgulhar de si mesmo ao final do treino são provas concretas de que o exercício físico é um potente transformador da rotina – e por que não da vida? Mas será que todo mundo está dentro dessa discussão importante no Brasil? Estávamos melhorando! Na década de 2009 a 2019, o índice de brasileiros ativos saltou de 14,7% para 39%, de acordo com a última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Porém, tudo indica que esse avanço tem sofrido um freio na pandemia, justo agora que precisamos tanto do movimento.

No Dia Nacional da Atividade Física, o Blog da BT traz algumas provas de que se movimentar é uma saída: seja para salvar o dia de hoje com uma corrida ou projetar uma velhice saudável e tranquila.

Prevenção e tratamento 

A prática regular de exercício não só ajuda no tratamento, como previne uma lista de doenças: câncer, diabetes e hipertensão arterial. Segundo o médico José Kawazoe Lazzoli, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, os exercícios físicos não só atuam na prevenção, como também são excelentes coadjuvantes no tratamento da hipertensão, por exemplo. “Pessoas sedentárias têm 4 a 5 vezes mais chance de se tornarem hipertensas do que pessoas fisicamente ativas”, alerta o médico.

Imunidade em dia

Resultados de uma pesquisa on-line que ouviu mais de 900 brasileiros em 2020 mostraram uma redução de 34,3% na prevalência de hospitalizações por Covid entre pessoas ativas. O artigo foi publicado na plataforma medRxiv. Os pesquisadores, assim como outros estudos já apontam, acreditam que a diferença está ligada ao aumento da imunidade oriunda da prática regular de exercício.

Aeróbio contra depressão e ansiedade

Um estudo realizado pelo Karolinska Institutet, na Suécia, mostrou que a relação entre exercícios aeróbicos e o tratamento da depressão faz sentido. De acordo com os pesquisadores, a atividade física atua diminuindo as taxas de quinurenina, uma substância tóxica que está atrelada aos sintomas de depressão e de outros transtornos mentais.

Em relação ao transtorno de ansiedade, o psiquiatra Higor Caldato explica que a atividade física promove a formação de novos vasos sanguíneos no cérebro, principalmente na região pré-frontal, que é responsável pela tomada de decisões, pela memória e pelo planejamento. Com o aumento da irrigação dessa área, as chances do tratamento contra a ansiedade ser bem-sucedido aumentam.  

Por uma vida mais tranquila e feliz

Quem já encontrou uma ou algumas atividades para amar sabe que exercício é hábito e disciplina, mas também prazer, orgulho de si mesmo e uma sensação deliciosa de bem-estar. Depois de um bom treino, parece que os problemas ganham outra perspectiva na nossa cabeça e até surgem as soluções ou respostas que estávamos buscando. Em longo prazo, atividade física e alimentação equilibrada são fundamentais para quem deseja envelhecer com saúde e viver com qualidade.