Entre os hábitos do dia a dia que contribuem para termos menos dores no corpo, o alongamento com certeza entra nessa lista. Reservar um tempinho na agenda para esticar músculos, tendões e articulações é essencial para todos nós, e não somente para quem pratica atividade física com frequência, sabia?
“Músculos encurtados causam dor. Por exemplo: quando os músculos da região glútea estão encurtados, eles pressionam o nervo ciático, e isso desencadeia uma crise aguda de dor na lombar que pode ir até os pés. O alongamento é o único treino que melhora a flexibilidade”, explica a personal trainer Bianca Pichirilli, da Vitat.
Pessoas que trabalham sentadas ou passam uma boa parte do dia na mesma posição têm a tendência de relaxar o corpo e de adotar posturas erradas, o que pode sobrecarregar certas regiões. “Então, alongar todos os dias, levantar a cada uma hora da cadeira, esticar as costas e jogar os ombros para trás são atitudes simples, mas excelentes para o corpo”, recomenda a especialista.
E para quem treina: quais os benefícios do alongamento?
Com alongamentos regulares e frequentes, você melhora a amplitude dos seus movimentos — isto é, o grau de deslocamento das suas articulações. Assim, os exercícios são mais efetivos e ativam os grupos musculares com mais intensidade.
Mas não para por aí. “O alongamento ajuda no relaxamento e na recuperação muscular durante o sono, alivia dores relacionadas à tensão e melhora a postura”, complementa Bianca Pichirilli.
Quando alongar: antes ou depois do treino?
Essa é uma pergunta um tanto polêmica entre os praticantes de esportes. “Os últimos estudos relacionados ao assunto comprovaram que alongar antes do treino aumenta em 5% a chance de lesão ligamentar, e pode diminuir em até 7% o potencial de força do músculo”, explica a personal da Vitat.
Portanto, o mais indicado é apostar na prática depois da sessão de suor. “Não há necessidade de alongar o corpo todo nesses momentos, é possível focar apenas nos grupos musculares trabalhados.”
E se você não abre mão de fazer algum movimento antes do exercício, a dica é trabalhar a sua mobilidade articular. “Nela, você prepara os músculos e as articulações com movimentos repetidos para que, assim, eles possam receber o estímulo do treino”, finaliza.
Fonte: Bianca Pichirilli (CREF 144786-G), profissional de Educação Física e personal trainer na Vitat.