Ao observarmos os alunos treinando, o mais comum é ver as pessoas focando a atenção apenas na parte concêntrica do exercício, que é a contração muscular feita para mover os pesos. Mas muitos ignoram a parte excêntrica, que é a fase de relaxamento muscular responsável por soltar os pesos. Ambas as fases do exercício são importantes no desenvolvimento muscular e não devem ser ignoradas.

Algumas pesquisas indicam que a parte excêntrica é ainda mais importante que a concêntrica para a hipertrofia, e que o esforço máximo só é alcançado quando a fase excêntrica é executada. Na fase excêntrica, o estresse metabólico é maior, gerando maior anabolismo pós-treino e um aumento na síntese de proteínas.

Uma boa maneira de acostumar-se a focar na realização da fase excêntrica é incluir alguns exercícios onde somente a parte negativa do movimento é efetuada. Para isso, o ideal é usar um parceiro de treino. Por ser uma técnica muito pesada para o sistema neuromuscular, deve ser utilizada esporadicamente para não causar o temido sobretreino. Consulte sempre o seu professor e bons treinos!