*Por Cristiane Macedo, com colaboração de Gabriel Alvarenga, nutricionistas consultores Bodytech

Muitas pessoas correm regularmente, e, ainda que essa atividade física auxilie bastante na perda de peso, algumas podem ter dificuldade na perda de peso.

Um dos principais entraves para isso possivelmente é a alimentação. É indispensável fazer uma reeducação alimentar sem se esquecer de que é preciso contar com alguns alimentos que fazem com que o seu desempenho na corrida na rua ou na esteira melhore, seja você um corredor profissional ou corra apenas por hobby. Ou seja, uma alimentação correta pode contribuir no seu desempenho e evolução.

Mas quais alimentos deverão ser consumidos para conseguir melhorar o desempenho na corrida e também reduzir o peso?

– Carboidratos – para quem corre, ele atua como um combustível para os treinos. No entanto, nem todos os pães e massas são iguais. Alimentos integrais são menos processados e, portanto, contêm mais da composição natural encontrada no grão, incluindo mais fibra e reduzindo o poder engordativo.
– Proteínas – responsáveis pelo aumento da massa magra, favorecem um maior gasto calórico na sua metabolização e também evitam a flacidez no final do emagrecimento.

– Banana – está entre os melhores alimentos pré e pós-treino para corredores. Ela é rica em carboidratos (chega a ter 30g) e, por isso, é uma ótima fonte de energia para ser consumida antes de uma corrida. É também rica em vitaminas C e B6, potássio e fibras.

– Frutas vermelhas e roxas – ajudam a manter a pele jovem e saudável, pois são ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres, além de fornecerem vitaminas e minerais em quantidades elevadas.

– Açafrão (ou cúrcuma) – ingrediente ativo do açafrão, a curcumina inibe reações inflamatórias e, com isso, favorece o emagrecimento, já que, em geral, a inflamação crônica engorda.

– Chá verde – contém alta concentração de antioxidantes chamados catequinas. Alguns estudos mostraram que a suplementação com extrato de chá verde aumentou a resistência e a capacidade dos músculos para queima de gordura durante os exercícios, reduzindo a ação dos radicais livres que inibem o metabolismo da gordura. A cafeína encontrada no chá verde também é benéfica para os corredores, pois ajuda a aumentar a performance em corridas por estimular o sistema nervoso e reduzir o esforço percebido. Ele deve ser evitado em caso de gastrite/esofagite!

– Alimentos ricos em antioxidantes, como vitaminas A, C e E – ajudam a reduzir o estresse oxidativo causado pelo exercício intenso. A vitamina A é encontrada em ovos, cenoura, batata doce, abóbora, beterraba, couve, espinafre, melão…. A vitamina C, na acerola, caju, kiwi, limão, laranja, morangos, repolho…. Já a vitamina E aparece na castanha-do-pará, nozes, amêndoas, gema de ovo…

– Água – ajuda na eliminação de toxinas e gorduras do organismo.

Procure um nutricionista para ajustar sua alimentação de acordo com suas necessidades biológicas.