Descubra por que é tão difícil comer um só

//Descubra por que é tão difícil comer um só

Descubra por que é tão difícil comer um só

Por que é tão difícil resistir a alguns alimentos? Existem mecanismos muito complexos que envolvem nosso apetite. Pesquisas mostram que o consumo de comidas gostosas como esses brigadeiros, por exemplo, ativam o sistema de recompensa no nosso cérebro, o que nos faz querer sempre mais e mais. Chamamos isso de “fome hedônica” ou “fome por prazer”. Diferente da “fome homeostática”, que acontece quando nosso organismo realmente precisa de alimentos por uma questão de sobrevivência, a fome hedônica acontece mesmo quando estamos sem uma necessidade física.

A fome hedônica gera estímulos pela mesma via neural que o vício em drogas, jogos ou álcool. E por isso, as vezes é difícil resistir a algumas delícias e comer um só. Ela tem sido relacionada como um dos principais motivos para o aumento da obesidade nos últimos anos. A imensa disponibilidade de alimentos gostosos, ricos em açúcar e gordura, nos faz comer muito mais por prazer do que por necessidade e isso traz consequências físicas e metabólicas.


Você consegue identificar se come por necessidade física ou por prazer? Consegue controlar os seus impulsos? Que situações servem de gatilho para você perder o controle? Faça uma reflexão e, se houver necessidade, procure um profissional para te orientar.

LEIA TAMBÉM:

Qual engorda mais: álcool ou doce?

Saiba como se desintoxicar dos exageros.

Por |2019-05-08T18:05:00-03:0008/05/2019|