*Por Carolina Paz, nutricionista Bodytech Cittá América e Leblon (Rio de Janeiro)
É um fato que as mulheres têm mais dificuldade de perder e manter o peso do que os homens.
Isso acontece devido a inúmeros fatores fisiológicos e genéticos.
Mas o principal deles é a diferença hormonal entre homens e mulheres.
A grande responsável é a testosterona, hormônio sexual que facilita o ganho de massa muscular e está presente em nível muito mais alto nos homens do que nas mulheres.
Já que, quanto maior é a massa muscular, mais ágil é o processo metabólico, eles naturalmente acabam gastando mais calorias do que elas.
Além disso, o estrogênio, hormônio sexual feminino, facilita o depósito de gordura.
As oscilações hormonais típicas do sexo feminino (e da etapa da vida reprodutiva em que a mulher se encontra) estão diretamente ligadas à maior dificuldade delas em manter o peso.
Mas a alteração hormonal pode estar relacionada também à alimentação e à atividade física.
Mulheres com uma alimentação desequilibrada e baixo nível de atividade física acabam entrando num ciclo em que quanto mais se ganha peso, mais se desequilibra o sistema endócrino.
Mas é possível contornar essas dificuldades, prevenindo e até mesmo remediando a situação.
Exercício físico regular e orientado por um profissional de educação física e uma boa alimentação irão promover ganho de massa muscular, acelerando o metabolismo e melhorando a produção hormonal.
Além disso, invista em boas noites de sono, procure atividades de lazer que te deem prazer e sorria! Sim, sorrir mais também é ingrediente indispensável para uma vida mais saudável!