As pizzas são inegavelmente um dos pratos mais amados e populares em todo o mundo. Com sua deliciosa combinação de massa, molho de tomate, queijo derretido e uma variedade de coberturas saborosas, é bem difícil resistir a uma fatia. No entanto, a fama de ser uma comida pouco saudável pode levar muitas pessoas a evitá-la em suas dietas. Mas será que todas as pizzas são realmente vilãs da alimentação saudável? Para nos ajudar a descobrir se é possível desfrutar desse prato tão popular de forma saudável, o Blog da BT conversou com a nutricionista Débora Palos, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca.

Como opção na dieta alimentar

“Sim, as pizzas saudáveis podem ser uma opção no plano alimentar, desde que sejam preparadas com ingredientes saudáveis e consumidas com moderação”, relata Débora Palos. De acordo com a nutricionista é necessário realizar algumas trocas benéficas para que a pizza fique mais saudável, como: escolher uma massa integral, adicionar vegetais como cobertura e reduzir a quantidade de queijo. Além disso, é importante considerar o tamanho das porções e equilibrar a pizza com outros alimentos nutritivos em uma refeição balanceada. Lembrando que cada pessoa tem necessidades e restrições dietéticas individuais, portanto, consulte um profissional de saúde para receber todas as orientações personalizadas.

Inclua ingredientes nutritivos

Segundo Débora, existem maneiras diferentes de fazer pizzas mais saudáveis. Uma das principais preocupações com a pizza é a quantidade de carboidratos presentes na massa. Felizmente, hoje em dia, existem muitas opções de massa mais saudáveis no mercado. Então opte por uma massa de pizza feita com farinha integral em vez de farinha branca refinada. “A farinha integral contém mais fibras e nutrientes. Pode ser usada também farinha com baixo índice glicêmico, como a farinha de grão de bico, de berinjela ou até couve-flor”, explica a nutricionista.

Para o molho o ideal é que seja preparado com ingredientes naturais, como tomates frescos, ervas e temperos. Evite molhos de tomate industrializados que podem conter açúcar adicionado e conservantes. Prepare seu próprio molho de tomate usando tomates frescos e temperos naturais.

A cobertura é o ponto chave. Por isso, incremente sua pizza com uma variedade de vegetais como tomate, pimentão, espinafre, cogumelos, cebola ou brócolis. Eles adicionam nutrientes extras. Uma dica importante: reduza a quantidade de queijo. Embora o queijo seja uma parte tradicional da pizza, pode ser alto em gordura e calorias. Tente reduzir a quantidade de queijo utilizado ou experimente opções de queijo com baixo teor de gordura. E não se esqueça de optar por carnes magras como peito de frango ou peru, em vez de carnes processadas e ricas em gorduras.

3 receitas de pizzas saudáveis para você se deliciar

Pizza de vegetais grelhados

Ingredientes:

Massa de pizza integral
Molho de tomate caseiro
Abobrinha fatiada
Berinjela fatiada
Pimentão vermelho fatiado
Cebola fatiada
Queijo mussarela light (opcional)
Orégano e temperos a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno de acordo com as instruções da massa de pizza. Abra a massa de pizza integral em uma forma. Espalhe o molho de tomate caseiro sobre a massa. Distribua as fatias de abobrinha, berinjela, pimentão e cebola sobre a massa. Se desejar, adicione um pouco de queijo mussarela light por cima. Tempere com orégano e outros temperos de sua preferência. Asse no forno até que a massa esteja crocante e os vegetais estejam macios.

Pizza de frango com pesto

Ingredientes:

Massa de pizza integral
Molho pesto (caseiro ou comprado pronto)
Peito de frango cozido e desfiado
Tomate cereja cortado ao meio
Queijo de cabra (opcional)
Folhas de manjericão fresco

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno de acordo com as instruções da massa de pizza. Abra a massa de pizza integral em uma forma. Espalhe uma camada de molho pesto sobre a massa. Distribua o frango desfiado e os tomates cereja sobre a pizza. Se desejar, adicione um pouco de queijo de cabra por cima. Asse no forno até que a massa esteja crocante e os ingredientes estejam aquecidos. Retire do forno e adicione folhas frescas de manjericão por cima.

Pizza vegetariana de massa de couve-flor

Ingredientes:

Massa de couve-flor (pode ser comprada pronta ou feita em casa)
Molho de tomate caseiro
Espinafre fresco
Tomate cortado em fatias
Queijo mussarela light ou queijo vegano
Cebola roxa fatiada
Orégano e temperos a gosto

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno de acordo com as instruções da massa de couve-flor. Espalhe a massa de couve-flor em uma forma. Espalhe o molho de tomate caseiro sobre a massa. Distribua o espinafre fresco, as fatias de tomate e a cebola roxa sobre a pizza. Cubra com queijo mussarela light ou queijo vegano. Tempere com orégano e outros temperos de sua preferência. Asse no forno até que a massa esteja crocante e o queijo derretido.