Pilates é uma atividade física completa e muito versátil, que ajuda em diversas formas a saúde física do praticante. Sendo assim, confira abaixo o conteúdo completo sobre o tema e entenda os benefícios que essa prática pode oferecer.
O que é pilates?
A atividade pilates, criada por Joseph Pilates, é um método de treinamento físico e mental, baseado na Contrologia que consiste no controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. De acordo com a professora de aulas coletivas da Bodytech Company, Henriette Honorato, “são 7 princípios básicos do pilates: respiração, concentração, controle, centralização, precisão, fluidez e alinhamento”.
Diferente de uma aula de ginástica localizada ou de um treinamento de musculação, uma aula de pilates não é dividida por grupamentos musculares, pois toda a força é gerada pelos conjuntos de músculos localizados na região do abdômen, responsáveis pelo firmamento de toda coluna. “Todos os movimentos feitos durante uma aula partem da estabilização desses músculos. Então, todos os músculos são trabalhos”, comenta a professora.
Além disso, a contrologia de solo do pilates “é formada por 34 exercícios livres, já nos aparelhos como reformer, chair, wall unit, cadillac, barril, spine corrector e Magic circle, podemos realizar mais de 400 exercícios”, informa Henriette Honorato.
Benefícios dessa prática para a saúde
Pilates é uma técnica universal e versátil. Os exercícios propostos podem ser utilizados para o tratamento de diversos problemas, como dor na lombar e reabilitação da postura: escoliose, hipercifose e diástase. Ademais, essa atividade também ajuda na melhora e reparação do músculo esquelético e respiratório e entre outros.
E isso acontece porque a contração dos músculos do core, diafragma, transverso, assoalho pélvico e o multífidos, ajudam na estabilização da coluna, diminuindo o índice de dor ou lesão. “Além de trabalhar a flexibilidade, a respiração, a concentração, entre outros princípios básicos do pilates”, esclarece a profissional.