O fortalecimento muscular é um dos principais objetivos de pessoas que começam a realizar atividades físicas. Isso porque, por meio dos exercícios, é possível notar benefícios como o aumento de força, de resistência e de equilíbrio. Mas com tantas atividades físicas, surge a dúvida, para ganhar força muscular: pilates ou musculação?
Pilates
O pilates é uma técnica na qual o corpo e a mente precisam estar em harmonia. É necessário muito controle da respiração para que os movimentos sejam realizados de maneira correta. Assim, o método permite trabalhar todo o corpo, sendo os músculos mais ativados os do abdômen, dos glúteos e das costas. Além disso, outro grande benefício da modalidade é a correção da postura — essencial para quem tem escoliose e hérnia de disco, por exemplo.
Para Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat, o objetivo principal do pilates é trabalhar a flexibilidade dos encurtamentos musculares. “O pilates não apresenta uma alta queima calórica, por isso, também não será tão eficaz para os que buscam perder peso.”
De acordo com Eduardo Netto, educador físico e diretor técnico da Bodytech Company, o pilates melhora a postura e definição dos músculos, mas sem focar na hipertrofia e sobrecarga articular.
Pilates solo ou com aparelho?
Dependendo do nível de condicionamento, ambos os métodos podem favorecer o ganho de força muscular. Segundo Eduardo, o pilates solo é uma versão do método, em que os exercícios são praticados apenas no MAT (tapete no chão), ao invés de serem executados nos equipamentos. É uma ótima opção para quem prefere atividades de baixo impacto.
“Dessa forma, para praticar os exercícios do pilates solo, utiliza-se o próprio peso corporal para ganhar força. Isso faz com que todos os músculos do corpo sejam trabalhados, o que ajuda a fortalecê-los e alongá-los” afirma.
O Mat Pilates oferece diversos benefícios, que incluem:
• Melhora a postura;
• Fortalece os músculos;
• Aumenta a flexibilidade e resistência física;
• Melhora o movimento das articulações.
Musculação
A musculação é uma modalidade completa por conta da diversidade de movimentos, exercícios e grupos musculares que podem ser trabalhados em um único treino.
O intuito da musculação é levar à hipertrofia muscular com aumento da força ou de resistência muscular.
Pilates ou musculação: qual é a melhor opção para ganhar força muscular?
Eduardo ressalta que, para aqueles que buscam o aumento de massa magra, a musculação é o método mais recomendado, pois permite a utilização de sobrecargas.
“Para ganhar massa magra, devemos estressar nosso músculo, ou seja, gerar resistência para os grupos musculares repetidamente até a falha concêntrica. Assim, a musculação é a atividade mais eficiente para esse objetivo”, explica Bianca Pichirilli.
Fontes: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat e Eduardo Netto, educador físico e diretor técnico da Bodytech Company.