Biel Baum é empreendedor social, comunicador de boas notícias, nômade, vegetariano, apaixonado por gastronomia, chef e ativista pela alimentação saudável para as crianças.
Ah, Biel tem apenas 12 anos, mas cozinha desde os 4 e apresenta o programa de culinária “Arte na Cozinha”, em que faz receitas simples e de pegada mais natural. Adultos, não se preocupem: ele tem “assistentes” de palco bem crescidinhos por perto que o ajudam com facas, objetos perfurantes e pilotam forno e fogão! Ele também faz questão de deixar a cozinha sempre arrumadinha depois que faz seus pratos.
Desde que tinha 8 anos, Biel (ou Gabriel, como é seu nome de batismo) manteve um diário com cartas ao chef britânico Jamie Oliver, conhecido militante da alimentação saudável (sobretudo para as crianças) e grande ídolo dele (os dois se conheceram neste ano, quando o britânico veio ao Brasil para assistir à Copa do Mundo).
Recentemente, o pequeno chef transformou esse diário no livro “Meu Diário para Jamie Oliver – Realizando Sonhos e Inventando Receitas”.
Com a renda do e-book que é vendido no em seu site, ele pretende construir uma escola em Cabo Verde, na África.
“Jamie Oliver é meu amigo. É aquele amigo que me inspirou nos programas de TV a não ter medo de ir para a cozinha. Amigo das crianças que querem comer bem”, diz no prefácio da obra o cozinheiro mirim, que sonha um dia ter a própria lanchonete, na qual os pequenos poderão fazer lanches orgânicos.
Veja o que ele contou em sua palestra TED, há 2 anos.