Os horários das refeições influenciam na perda de peso?

//Os horários das refeições influenciam na perda de peso?

Os horários das refeições influenciam na perda de peso?

*Por Priscilla Martins, endocrinologista

O ditado “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo” continua fazendo muito sentido. As evidências atuais mostram que os horários das refeições podem influenciar no ganho e na perda de peso. As pessoas que tomam café da manhã podem apresentar maior perda de peso e menor reganho do que as pessoas que consomem muitas calorias no jantar.

Uma das principais refeições do dia é também uma das mais “puladas”. Um bom café da manhã é saudável e ajuda a regular e ajustar os hormônios que controlam a digestão, o metabolismo e a saciedade, além de diminuir a fome ao longo do dia e no jantar. Como falamos no post sobre manutenção do peso, o hábito de tomar café da manhã é praticado com frequência pelas pessoas que conseguem manter o peso a longo prazo.

Mas mesmo que eu odeie tomar café da manhã, tenho que me obrigar a fazer essa refeição para o meu metabolismo funcionar melhor? Nada disso. Outros estudos mostraram que a exigência de tomar café da manhã entre as pessoas que normalmente não o ingerem resultou em maior ingestão calórica e ganho de peso. Então o que fazer? Respeite o seu organismo e procure a orientação de um profissional qualificado. Como sempre digo, não existe receita de bolo e o tratamento deve ser individualizado.

E você? Gosta de tomar café da manhã? Conta para gente sua experiência!

Por |2018-11-07T20:25:01+00:0017/01/2018|

Sobre o Autor: