*Por Evaldo Júnior, Master Trainer Bodytech.

 

Embora seja muito comum o consumo de bebidas alcóolicas entre os praticantes de atividade física, o álcool possui em efeito negativo maior que o imaginado sobre o ganho de massa muscular, performance atlética e emagrecimento.

Um dos princípios básicos é entender que a maior parte das reações químicas que acontecem no organismo se dão no meio aquoso, e o álcool desidrata o corpo. Além da quantidade de água, o álcool também afeta os níveis de testosterona e do hormônio do crescimento (HGH). Isso leva ao catabolismo, que é a perda de massa muscular magra.

O álcool também afeta diretamente na síntese proteica, afetando a performance atlética em geral. E se for consumido junto com algum carboidrato, esse efeito é ainda mais nocivo. Lembre-se que muitas bebidas alcóolicas possuem altas quantidade de açúcares, como os espumantes.

Para aqueles que buscam o emagrecimento, é importante notar que 1 grama de álcool possui quase a mesma quantidade de calorias que 1 grama de gordura, e quase o dobro de calorias que os carboidratos e proteínas.

Determinação é a palavra de ordem para aqueles que focam nos seus objetivos. Cuide da sua alimentação e bons treinos.