*Por Gabriel Alvarenga, Nutricionista.

 

Você sabia que alimentos com coloração roxa possuem substâncias chamadas antocianinas, da família dos flavonoides? Entre os mais comuns, estão a uva, beringela, jabuticaba, amora, ameixa, mirtilo, morango e a romã.

As antocianinas presentes nesses alimentos atuam no nosso organismo como antioxidantes, retardando o envelhecimento. Elas também são eficientes prevenindo a ocorrência de câncer e diversas doenças degenerativas como artroses, glaucoma, fibromialgia, enfermidades cardiovasculares e circulatórias, além de diminuir a incidência de lesões em atletas e contribuindo na recuperação das mesmas.

A quercetina também está presente nos alimentos de cor roxa, e faz parte da mesma família das antocianinas. Tem grande potencial anti-oxidante. antiviral, propriedades anti-diabéticas, anti-histamínicas (antialérgicas), dentre outras.

Por esses motivos, é muito importante incluir alimentos roxos no nosso cardápio. Faça uma troca inteligente quanto às cebolas, alfaces e repolhos. Ao contrário dos vegetais comuns, aqueles com a cor roxa trarão mais benefícios para a sua saúde.