*Por Priscila Antunes, nutricionista convidada pela BSN
A importância do whey protein vai além do ganho de massa muscular ou complementação dietética. Diversos estudos apontam sua importância também para a melhora imunológica em várias doenças.
Muitas proteínas do leite, como a caseína, por exemplo, demonstraram atividades antivirais, inclusive contribuindo para o tratamento do HIV. Além disso, também foi demonstrado que outra proteína do leite, a lactoferrina, inibiu diversos vírus, dentre eles o da hepatite B. Sabemos que no HIV o maior risco são as complicações das infecções oportunistas.
Um estudo de 2008 hipotetizou que o aumento do consumo de proteína de alto valor biológico aumentaria o peso e massa magra em indivíduos estáveis em peso. Nesse trabalho, o suplemento de whey não aumentou o peso ou a massa corporal magra em indivíduos HIV positivos que estavam comendo adequadamente, mas aumentou a contagem de células que melhoram a imunidade. Já o suplemento de controle com carboidratos aumentou fatores de risco de doença cardiovascular, mais uma vez demonstrando que o excesso de carboidratos não é o melhor caminho!