Os benefícios da yoga para aumentar o prazer sexual

//Os benefícios da yoga para aumentar o prazer sexual

Os benefícios da yoga para aumentar o prazer sexual

A yoga relaxa, proporciona bem-estar, melhora o condicionamento físico e ajuda muito na respiração. Mas já pensou como ela pode trazer muitos benefícios para uma vida sexual mais gostosa? Conversamos com a instrutora de yoga sênior da Bodytech, Sanny Jacome, e com a psicóloga Kátia Bonfadini Pires, da Clínica Leger, para entender como é possível unir mente e corpo por mais prazer.

Atividades físicas são imprescindíveis para o organismo, mas também são aliadas na melhora da saúde mental. Praticar exercícios impacta positivamente em casos de ansiedade, depressão, baixa autoestima, estresse e tudo isso está diretamente ligado à sexualidade.

As posturas da yoga (asanas) agem no sistema nervoso autônomo, regulando o funcionamento para promover maior calma interna. Os exercícios respiratórios (pranayamas) têm um grande efeito sobre a frequência cardíaca, que é muito importante para momentos em que é bom perder o fôlego, além de melhorar o fluxo sanguíneo, reforçar os músculos da pelve, promover maior alongamento e flexibilidade.

Autoconhecimento é tudo pra quem busca mais prazer no sexo

Kátia conta que o conhecimento de si próprio, anseios, necessidades e limitações, aliado à consciência da capacidade da forma física, torna-se um dos impulsos mais necessários para a aquisição de autoconfiança e autoestima. Segundo ela, exercícios físicos, mesmo que modestos, devem ser praticados com certa regularidade, pois isso proporciona saúde mental e uma sensação de prazer que será bem-vinda entre quatro paredes.

“Essa sensação acarretará em outros milhares de benefícios ao longo do dia e até mesmo da rotina de vida do sujeito, tais como: motivação, empoderamento, noites de sono mais tranquilas, melhorias na capacidade de memória, impulsionando para comportamentos saudáveis perenes ao longo do tempo. Ou seja, promover uma vida mais ativa é a melhor forma de prevenir doenças e estimular a satisfação sexual”, afirma.

Com todos esses fatores, o resultado é mais libido, mais prazer na hora do sexo, mais concentração e menos ansiedade.

Mais benefícios para homens ou mulheres?

Estudos mostram que a yoga melhora o desejo, a excitação, os orgasmos e a satisfação. De acordo com Sanny, tanto para homens quanto para mulheres há um aumento da confiança e proximidade com o parceiro, culminando na qualidade dos orgasmos. Quanto maior a percepção da pessoa em relação a ela mesma, maior também será a conexão dela com o parceiro(a).

“A ligação emocional propicia uma relação mais completa, mais prazerosa, aumentando o magnetismo pessoal, no qual a pessoa se doa mais, de modo mais intenso, recebendo e proporcionando mais prazer. Sendo assim, não há distinção, pois ambos são beneficiados ao praticar yoga”, garante Sanny.

A instrutora de yoga também informa que qualquer postura ou respiração que trabalhe as habilidades de concentração da atividade são relevantes para oferecer mais prazer. Os asanas e as técnicas respiratórias ajudam as pessoas a focarem suas mentes e a canalizarem a energia sexual.

Alguns exemplos desses exercícios são: 

Asanas (Posturas): malasana, sarvangasana, halasana, gato, cobra, ponte, arco, ananda balasana e cachorro olhando para baixo

Respirações: bastrika e kapalabhakti

Hormônios e seus estímulos: como eles funcionam?

As glândulas endócrinas, localizadas nos ovários ou testículos, glândula supra-renal, pâncreas, tireóide, timo e pineal, auxiliam na sua saúde e sua função é regular várias funções do corpo como crescimento, contrações musculares uterinas e prazer. Elas liberam hormônios na corrente sanguínea, que são transportados para todos os outros órgãos. 

A ocitocina e a endorfina, por exemplo, são hormônios relacionados ao bem-estar e são reservados ou produzidos pela hipófise, posicionada no cérebro. Na yoga, os asanas trabalham de forma a massagear nossas principais glândulas, ora comprimindo, ora estendendo. Se isso acontece praticando atividade física, imagina em um momento de total relaxamento e prazer. 

Ficou com vontade de descobrir o universo da yoga? Procure um profissional capacitado para te auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento dos exercícios e aproveite todos os benefícios com quem você mais deseja compartilhar um bom momento de prazer.

Por |2019-09-03T16:26:13-03:0003/09/2019|