*Por Lara Hausen Mizoguchi, analista de MKT Digital da Bodytech

Como pedalar no trânsito do Rio de Janeiro não é tarefa fácil, chamamos o Bike Anjo para pedir umas dicas. O Bike Anjo é um projeto que pretende juntar pessoas que querem aprender a andar de bicicleta e a pedalar no trânsito da cidade com ciclistas experientes, que são voluntários

Para chamar um é bem simples. Basta se inscrever aqui e informar o trajeto que você quer fazer. Em cerca de 10 minutos, eles enviam um e-mail com o contato da pessoa que vai acompanhar você. Tem gente que pede dicas para os momentos de lazer –ir à praia ou ao parque, por exemplo– ou para ir ao trabalho. Então, o Bike Anjo sugere alguns trajetos e você escolhe um. Simples assim. Aí é só combinar um ponto de encontro. O meu trajeto era Botafogo-Leblon (no Rio de Janeiro), passando pela Lagoa Rodrigo de Freitas.

Na conversa inicial, o nosso “Anjo” explicou rapidamente algumas regrinhas de trânsito e disse que, em alguns casos, ele acaba as desrespeitando por questões de segurança. 

Uma dica bem importante que ele deu é que precisamos pedalar a cerca de um metro e meio da calçada. Assim, o carro deve mudar de faixa para ultrapassar a bicicleta –sem “esmagá-la” na calçada– e há um espacinho de “fuga” caso o veículo force a passagem.

Infelizmente, durante o nosso trajeto, precisamos subir nas calçadas em alguns momentos, já que os motoristas ainda não estão acostumados aos ciclistas.

Durante o trajeto, o Bike Anjo me protegeu dos carros, pedindo várias vezes para que eu ficasse na frente dele enquanto pedia passagem aos veículos –no caso de atravessar uma rua, por exemplo. Além disso, me explicou que sinalizar “escandalosamente” o que você vai fazer também é importante. Se você vai dobrar em uma rua, por exemplo, você deve esticar o braço e assinalar para o lado em que você vai dobrar.

O Bike Anjo, além de sugerir os roteiros para o trabalho –ou qualquer outro ponto–, também se disponibiliza a fazer mais de um em dias diversos para que a pessoa escolha o melhor somente depois de conhecê-los em cima das duas rodas. A ideia é muito legal, principalmente porque, quanto mais gente andar de bicicleta, menos carros estarão na rua, menos engarrafamento, menos estresse etc.

Para quem quer aprender a andar de bicicleta, o pessoal vai promover uma aula no MAM, neste domingo, das 14h30 às 17h.