Nada melhor para dar aquele gás no nosso treino do que ouvir uma música que a gente gosta em alto e bom som, não é mesmo?

E é praxe: com o som e eventuais barulhos que venham da sala de musculação, temos a tendência a aumentar o som e deixar o volume do fone no talo.

Mas saiba que expor seus ouvidos a grandes períodos de música alta, sobretudo ao usar fones que entram na orelha, pode causar perdas irreversíveis de audição a médio e longo prazos.

Leia abaixo alertas e dicas do otorrinolaringologista Paulo Lazarini, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), para você não prejudicar sua audição.

1) Qual o volume ideal para ouvir música no fone de ouvido?
Você deve ouvir sons que estejam abaixo de 85 decibéis [para efeitos de comparação, um secador pequeno pode emitir até 91,1 decibéis e uma arrancada de moto atinge 97]. Caso o som esteja acima disso, poderá haver danos aos sensores que estão na porção mais interna de nosso ouvido (cóclea), que gradativamente se acumularão. Assim, no futuro, a possibilidade de haver perda auditiva e zumbidos aumenta significativamente.

2) Qual o perigo de ouvir música no volume máximo?
Certamente, nessas circunstâncias o volume estará muito acima do recomendável e isto será prejudicial ao seu ouvido. É recomendável ouvir o som de seu equipamento com a intensidade até a metade do controle de volume e em ambiente mais silencioso.

3) Jovens podem ter perda de audição?
Perdas auditivas podem ocorrer em qualquer idade. As causas são muito variadas entre os jovens. Entre elas estão: infecções dos ouvidos, meningite, traumas cranianos, caxumba, exposição a ruídos e traumas sonoros e até mesmo tumores.

4) Há diferença entre modelos de fone que ficam dentro da orelha e os que vão por fora? Qual é mais seguro?
Existem diferenças, sim, e a principal delas é a capacidade de atenuação do ruído do ambiente ao redor. Quanto maior for esta capacidade, menor será o volume de som necessário e utilizado pelo usuário. Portanto, fones tipo concha podem ser melhores.

5) Existe um tempo seguro de exposição do ouvido ao uso de fone?
Vai depender da intensidade do som. Quanto mais alto, menor o tempo de exposição permitido.

6) Quando a pessoa deve procurar um otorrinolaringologista?
Quando sentir alguma sensação de dificuldade para ouvir ou entender outras pessoas no contato pessoal e pelo telefone e/ou se perceber um zumbido; ambos podem ser sintomas de que há alterações no ouvido, e o otorrinolaringologista deve ser consultado.