* Por Marilia Dias, Master Trainer Bodytech
Quando falamos em treinamento na água, muitas pessoas já associam as aulas a exercícios leves, fáceis e voltados para públicos especiais.
Esse “pré conceito” existente acaba afastando da piscina muita gente, que desiste de experimentar as diversas modalidades já oferecidas, assim como as novidades que estão surgindo.
Essa impressão de que treinar na água é mais light do que no solo pode estar relacionada às diferenças existentes entre os meios.
Um bom exemplo é a velocidade de execução dos exercícios: como a maioria dos movimentos na água é realizada numa velocidade mais lenta do que no solo, as pessoas acreditam que os exercícios sejam mais fáceis, o que é uma percepção equivocada.
Na água, encontramos uma resistência natural, vinda de todas as direções, que varia de 4 a 42 vezes a mais que a do ar.
Essa caraterística gera uma melhora significativa do desenvolvimento de força, tonifica os músculos, torneia braços, pernas e glúteos.
Outro exemplo de diferença entre os meios é na flutuação. Com a água na altura do pescoço, o peso corporal é reduzido em 90%. Esse fato, aliado à força de empuxo (de baixo para cima), faz com que a pessoa seja capaz de realizar exercícios em suspensão.
Porém, não se engane: manter o corpo sem apoio é uma tarefa dificílima e de alta intensidade.
Todo organismo pode se beneficiar dos treinos realizados na água.
Com os movimentos corretos, uma sessão na piscina pode igualar ou superar a intensidade de qualquer treino em solo. Para esculpir um corpo forte e equilibrado, a água é um dos mais espaços com maior número de possibilidades e de estratégias que existe.
Portanto, as atividades aquáticas podem ser o complemento perfeito para a sua rotina regular.
Na Bodytech, além das atividades aquáticas mais “básicas”, as principais modalidades físicas terrestres também foram parar dentro d’água.
Essa adaptação tem ocorrido principalmente pelo fato de esse meio proporcionar mais segurança, maior resistência e mais prazer. Veja três opções abaixo:
– Hidropower: aula de ginástica aquática ministrada em forma de circuito com exercícios de alta intensidade. Além da resistência da água, são utilizados materiais que intensificam o trabalho neuromuscular. A hidropower atrai o público de todas as faixas etárias, sobretudo aqueles que se identificam com essas estratégias dinâmicas e desafiadoras.
– 20 Minute Hidroworkout: aula de ginástica aquática de alta intensidade, intervalada e de curta duração (baseada no conceito HIIT). Inclui exercícios localizados para membros superiores e inferiores assim como movimentos gerais que potencializam a capacidade cardiorrespiratória.
– Acqua Training: aula composta de um mix de até quatro atividades: corrida, pedalada, salto no jump e halter (para membros superiores). Promove a resistência muscular e cardiorrespiratória.