* Por Gabriel Alvarenga, responsável pelo serviço de nutrição das academias Bodytech Rio de Janeiro e Brasília

Os resultados dos seus esforços não aparecem somente com o treinamento dentro da academia.

Durante uma musculação bem executada, as fibras musculares sofrem microrrupturas e precisam ser reconstruídas (esse é, inclusive, o princípio que faz com que os músculos cresçam).

Para isso, a alimentação e o descanso são primordiais.

Veja algumas dicas:

1) Consuma a quantidade de calorias necessárias para o desenvolvimento muscular: para o crescimento muscular, é necessário haver um superávit calórico ou pelo menos que fiquem “empatados” gastos e consumo.

2) Consuma quantidade correta de carboidratos: eles são o combustível do corpo durante os exercícios. Quantidade insuficiente de carboidratos por dia leva o organismo a utilizar as proteínas musculares como fonte de energia, especialmente durante a atividade física. As refeições prévias ao treino devem conter carboidratos de baixo índice glicêmico.

3) Regule a ingestão correta de proteínas: os músculos são como paredes e as proteínas seriam seus tijolos, logo, sem elas, não há como construir músculos maiores, mais fortes e mais adaptados às cargas e exercícios mais complexos. O tipo, a quantidade e o momento da ingestão das proteínas são de suma importância.

4) Faça uma boa refeição pós-treino: assim que o treinamento chega ao final, o organismo está mais debilitado e necessita de nutrientes. Proteínas e carboidratos de rápida absorção são essenciais, mas as quantidades dependem do objetivo individual.

5) Vitaminas e minerais presentes nas frutas, verduras, legumes são imprescindíveis: chamados de cofatores, eles ajudam no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Sua deficiência piora o desempenho atlético, a perda de gordura e os ganhos musculares.

6) Beba bastante água: aproximadamente 70% do corpo humano é formado por água. Quando estamos desidratados, os músculos estão entre os primeiros a sofrer.

É essencial entender que o treinamento começa na academia, mas continua fora dela.

Mantenha a regularidade e o foco, e os resultados virão. Bons treinos!