O que é pilates e quais são os benefícios das aulas para a saúde física e mental? De acordo com Henriette Honorato, professora da Bodytech Vogue, o pilates é uma técnica que trabalha em conjunto mente e corpo e segue sete princípios básicos: concentração, controle, centralização, precisão, fluidez, alinhamento e respiração. Juntos, eles tornam o corpo mais forte e saudável.
Ao todo, são mais de 500 exercícios de pilates, sendo 34 livres no solo e mais de 400 realizados em aparelhos como reformer, chair, wall unit, cadilac, barril, spine corrector e magic circle.
Benefícios de praticar pilates
O pilates tem ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo, o chamado core ou power house, formado pelo abdômen, coluna e pelve. Com movimentos suaves e contínuos, ele pode ser praticado por diferentes públicos, inclusive por crianças.
De acordo com um estudo realizado pela Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, o pilates é uma ótima alternativa para melhorar o equilíbrio, algo fundamental para evitar quedas e fraturas — que se tornam cada vez mais frequentes com o passar da idade. Além disso, pode amenizar o risco de AVC, reduzir a pressão arterial e funcionar como tratamento de certas condições.
“Os exercícios propostos podem ser utilizados para o tratamento de dor lombar, na reabilitação de posturas como: escoliose e hipercifose, no tratamento da diástase, na reabilitação, entre outras. Mas as pessoas que apresentam algum tipo de lesão ou doença, precisam de liberação médica e/ou do fisioterapeuta, realizando apenas os exercícios sem sintomatologia dolorosa”, esclarece Honorato.
Nas aulas, os movimentos são realizados sem pressa e com bastante controle para afastar o estresse e a fadiga. O grande repertório de exercícios com poucas repetições e baixo impacto proporciona menor desgaste das articulações e dos músculos, além de afastar a monotonia dos treinos. Vale a pena experimentar!
Confira aqui as academias BT com essa aula na grade.
Criado há mais de 100 anos
Uma curiosidade interessante é que o pilates foi criado durante a 1ª Guerra Mundial e inicialmente era praticado apenas por homens exilados com o intuito de manter o condicionamento físico. “A atividade leva o nome do seu criador Joseph Pilates, um alemão que desenvolveu essa técnica de treinamento baseado na contrologia, método que consiste no controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo”, explica a professora. Felizmente, com o tempo, a modalidade foi ganhando projeção e virou uma atividade presente em estúdios, academias e até em vídeos online.