Na hora de fazer as suas escolhas no supermercado,  conhecer  os produtos e alimentos que você coloca no carrinho faz muita diferença para sua saúde e a da sua família. Ler o rótulo pode parecer difícil e trabalhoso, mas é importante dar uma olhada, ainda mais se a nossa intenção for evitar exageros com o açúcar. Ele aparece ‘escondido’ por de trás de nomes estranhos. Fiz uma lista deles para você ficar atento!

– Açúcar  Bruto;

– Açúcar Branco ou Refinado;

– Açúcar Cristal;

– Açucar de Confeiteiro;

– Açúcar Invertido;

– Açúcar Mascavo;

– Açúcar Orgânico;

– Caldo de Cana;

– Dextrose;

– Frutose;

– Glicose;

– Glucose,

– Glusose de Milho;

– Maltose;

– Maltodextrina;

– Melado;

– Melaço;

– Mel;

– Néctar;

– Xarope de malte;

– Xarope de Milho.

E não pense que estão apenas nos alimentos doces não. Existem alimentos salgados  que contêm açúcar: amendoim japonês, caldos de carne e galinha industrializados, camarão empanado congelado, catchup, ervilha em conserva, frango temperado congelado, lasanha congelada, macarrão instantâneo, maionese, milho em conserva, molho de tomate industrializado, molho para salada industrializado, molho shoyu, mostarda, patê de presunto, peito de peru defumado, salgadinho de queijo, sopa pronta e torta de frango congelada.

Já existem propostas para a rotulagem de alimentos com símbolos na frente das embalagens para chamar a atenção dos consumidores quando há alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio nos alimentos, além da  inclusão obrigatória da declaração dos açúcares “livres” e “totais” na lista de nutrientes da tabela nutricional, aquele quadrinho pequeno com dados que geralmente está na parte de trás do rótulo. Mas enquanto essas mudanças não são aprovadas, verifique sempre nos ingredientes se esses nomes estão presentes.

Para fazer boas escolhas não tem mistério. Analise  os rótulos, evite acrescentar açúcar e adoçantes nas bebidas  e prefira sempre alimentos naturais.