*Por Shalimar Diniz, nutricionista consultora Bodytech Barra Península O2 (Rio de Janeiro)

Como se alimentar antes de dormir? O que evitar? Posso comer uma ceia antes de me deitar?

Essas dúvidas são frequentes, e a orientação geral é: jantar no mínimo duas horas antes de dormir. Se você jantou perto da hora de dormir, não é preciso comer mais nada. Mas, caso tenha feito uma refeição muito cedo e bateu aquela fominha, aprenda o que deve ou não comer antes de se deitar.

É preciso evitar alimentos estimulantes, como café, chá preto e chá verde. Alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas também atrapalham o sono. A bebida alcoólica, aliás, dá uma falsa impressão de dar sono, quando, na verdade, atrapalha estágios importantes dele.

Lembre-se ainda que, durante o período noturno, o metabolismo tende a ser reduzido. Por tal motivo, uma eventual ceia deve ser mais leve, de modo que não prejudique a digestão e também não atrapalhe o sono.

Alguns alimentos, como banana, leite, queijo magro, aveia e oleaginosas, são fontes de triptofano, que é o precursor da serotonina, responsável por baixar o nível de estresse e ajudar a dormir melhor.

Veja alguns exemplos de ceia:
1) iogurte desnatado ou de soja com aveia
2) um punhado de sementes de abóbora ou de girassol
3) leite morno com um fio de mel e chia misturada OU com um pouco de canela e adoçante
4) oleaginosas e frutas secas em pequena quantidade
5) banana pequena com aveia ou linhaça
6) pedaço pequeno de abacate batido com leite ou puro com chia ou linhaça
7) pequeno mingau de aveia
8) shake de proteína em pó
9) um ovo quente, cozido, com bem pouco ou sem sal. É interessante salpicar orégano.

Alguns chás possuem efeito calmante ou digestivo e são uma boa pedida para esse horário, como o de camomila, hortelã e maracujá.

É muitíssimo importante se lembrar de procurar um nutricionista, pois o cardápio e a dieta devem ser personalizados. Ele é o profissional que respeitará suas individualidades, sabendo adequar o cardápio ao seu perfil, objetivos e necessidades.