*Por Rodrigo Lucchesi, maratonista

Tem coisas que a gente só aprende sofrendo na pele. Literalmente. E a importância da vaselina na vida de um corredor é uma delas. Sim, aquela “substância gelatinosa à base de petróleo”, que é vendida em qualquer farmácia, custa muito pouco e é fácil de ser aplicada (o único inconveniente é que dá um certo trabalho para lavar a mão depois).

Muita gente que corre distâncias mais curtas, como 5km ou 10km, pode não saber de sua importância, mas a vaselina é uma santa aliada de quem corre distâncias mais longas.

Quando corremos por muito tempo, o atrito prolongado em algumas partes do corpo pode gerar assaduras ou bolhas, que poderiam ser evitadas se passássemos vaselina antes do treino. As partes do corpo que mais podem sofrer assaduras com esses atritos são: virilhas, coxas, mamilos, axilas e, nas mulheres, a região abaixo dos seios.

Por isso, se você vai correr por, digamos, duas horas ou mais, passe um pouco de vaselina nestas áreas. No caso dos mamilos, que sofrem com o atrito prolongado com a camiseta, uma opção à vaselina é colocar um band-aid de cada lado. A vaselina já faz parte do meu kit de corrida para viagens. Aonde eu for correr, ela vai junto.

Também é comum atletas terem bolhas nos pés, que poderiam ser evitadas com o uso de um pouco de vaselina entre os dedos (sem exagerar para o pé não ficar muito escorregadio e ficar “sambando” no tênis!).

Muitas vezes, você só percebe que ficou assado na hora de tomar banho. Quando a água encosta na região machucada dói, e muito! Portanto, na hora de treinos longos, não se esqueça da vaselina!

Importante: a vaselina serve para PREVENIR as assaduras e não para tratá-las. Se você esqueceu de passar e ficou assado, não tem jeito: o banho vai ser dolorido e só Hipoglós (ou qualquer outra pomada à base de óxido de zinco) para melhorar!

*Rodrigo Lucchesi é corredor viciado, já correu 5 Maratonas, 11 Meias entre outras provas menores, mas garante que está só começando. Escreve para a Revista Contra-Relógio e no blog Linhas de Chegada. Acompanhe Rodrigo no Instagram – @rodrigo21fev79