*Por Larissa Cerqueira, nutricionista consultora Bodytech (Brasília) Sudoeste
Obtido sobretudo com a ingestão de tomates, o licopeno é um pigmento da família dos carotenoides, substâncias responsáveis pela coloração da maioria das frutas e dos vegetais amarelos, alaranjados e avermelhados. Ou seja, são corantes naturais que trazem muitos benefícios à saúde.
Sua função antioxidante, por exemplo, permite efeitos protetores contra doenças cardiovasculares –maior concentração de licopeno foi associada a um menor risco de doenças que afetam os vasos sanguíneos e o coração, especialmente em mulheres e melhora do perfil lipídico (colesterol bom x ruim) em ambos os sexos e principalmente na população de meia-idade.
Em contrapartida, níveis baixos de licopeno no sangue podem aumentar a incidência de complicações vasculares, como o risco aumentado de eventos coronarianos agudos ou acidente vascular cerebral (AVC), gerado pela rigidez aumentada das artérias.
Como suco de tomate, molho de espaguete e polpa de tomate são preparações com maior concentração de licopeno, veja abaixo receita de molho de tomate natural.
Ingredientes
4 unidades grandes de tomate
1 cebola
¼ beterraba
¼ de cenoura
Pitada de folhas de louro em pó
Salsinha
Orégano e manjericão fresco ou seco a gosto (ou outra erva que preferir, mas quanto mais ervas melhor)
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de aceto balsâmico e sal a gosto
1 pitada de açúcar mascavo
Modo de fazer
Corte os tomates em quatro partes e elimine as sementes
Bata todos os ingredientes (menos o açúcar, a cenoura e a beterraba) em liquidificador
Coloque a mistura para cozinhar em panela grande com o pequeno pedaço de cenoura e outro de beterraba e a pitada de açúcar (os legumes a mais vão tirar a acidez e a cor fica incrível) até o molho ficar bem homogêneo e cheiroso
Ao final, bata tudo novamente no liquidificador
Sirva ou congele