Você sabe qual o poder da música durante o treino? Bom, a música nos teletransporta para diferentes lugares e sensações. Seja para relaxar, animar ou até mesmo encontrar motivação, a música desempenha um papel importante em nossas vidas. E quando se trata de atividade física, não é diferente. Nesta matéria, iremos falar sobre como a música pode ajudar durante o treino e impulsionar o seu desempenho físico. E ao final você poderá seguir nosso perfil no Spotify e ouvir todas as nossas playlists!
A influência da música na atividade física
Um estudo realizado na Universidade de Toronto analisou 34 pacientes, dividindo-os em grupos que treinaram com e sem música. Os resultados revelaram que o grupo que treinou ouvindo música não apenas não percebeu um aumento no gasto de energia em relação ao habitual, mas também experimentou um aumento significativo na resistência, intensidade e duração dos exercícios, em comparação com o grupo que treinou sem música. Além disso, outra pesquisa constatou que os indivíduos que ouviram música durante o uso da esteira conseguiram aumentar o ritmo e a distância percorrida, sem experimentar uma sensação maior de fadiga.
4 benefícios de treinar com música
A música ajuda a dar ritmo
Um dos principais benefícios da música durante o treino é o ritmo. O ritmo da música pode coincidir com a intensidade dos exercícios, ajudando a manter um ritmo constante e motivador. Quando você está envolvido em uma atividade física, a música com um ritmo pulsante pode fazer com que você se sinta mais energizado, encorajando-o a continuar se esforçando. Além disso, a música pode distrair a mente do cansaço físico, fazendo com que você se sinta menos exausto e mais motivado a se superar.
Traz mais foco e concentração
A música também pode ajudar a melhorar o seu foco e concentração durante o treino. Muitas vezes, a academia ou o ambiente de treino podem ser barulhentos e cheios de distrações. Ao usar fones de ouvido e ouvir sua música favorita, você pode bloquear ruídos externos e se concentrar totalmente em seus exercícios.
Música melhora o humor
Além de melhorar o desempenho físico, a música também pode proporcionar um estímulo emocional durante o treino. Certas músicas têm o poder de evocar emoções positivas, como alegria, empolgação e determinação. Essas emoções podem ajudar a elevar o seu ânimo, melhorar o seu estado de espírito e fazer com que você se sinta mais confiante em relação ao seu treino. A música certa pode ser um verdadeiro impulso de motivação e inspiração para superar seus limites.
Aumenta a resistência
Quando você está em uma sessão intensa de exercícios, é comum sentir fadiga e querer desistir antes de atingir seus objetivos. A música pode ser um grande aliado nesses momentos, pois ela pode aumentar a sua resistência. Estudos mostram que ouvir música durante o treino pode diminuir a percepção do esforço, permitindo que você se exercite por mais tempo e com maior intensidade. A música cria uma sensação de prazer e emoção, fazendo com que você se sinta mais capaz de enfrentar desafios físicos.
Playlists BT para ouvir no treino
Diferentes estilos musicais têm o poder de impulsionar o desempenho durante o treino. Pensando nisso, compartilhamos 3 playlists incríveis, dos nossos professores Felipe Zumpichiatti, Luiz Claudio Fortunato e Malu Freitas, onde eles trazem uma grande variedade de músicas e ritmos para tornar seus treinos ainda mais animados. Vamos apertar o play e dar um gás extra no treino?
FitDance – Playlist Felipe Zumpichiatti
Cross BT – Playlist Malu Freitas
BT EnterPAINment – Playlist Luiz Claudio Fortunato